TRE-PI suspende repasse do fundo partidário para o PCO do Piauí
De acordo com a decisão do Tribunal, o diretório estadual do partido não teria prestado contas à Justiça Eleitoral referente ao exercício financeiro de 2019.
Em sessão realizada na tarde dessa quarta-feira, 7 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu por unanimidade acatar o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira, e julgou como ‘não prestadas’ as contas do diretório estadual do Partido da Causa Operária (PCO), referente ao exercício financeiro de 2019.
Na mesma decisão, o TRE-PI resolveu, também, determinar a suspensão do repasse de recursos oriundos do fundo partidário até que a legenda regularize sua situação junto à Justiça Eleitoral.
A sessão virtual foi dirigida pelo presidente do TRE-PI, desembargador José James Gomes Pereira, e o relator do processo foi o juiz Thiago Mendes de Almeida Férrer.
Conforme parecer técnico da Coordenadoria de Controle Interno do TRE-PI (COCIN), o diretório estadual do PCO não apresentou a documentação mínima necessária que possibilitasse a análise da origem e movimentação financeira dos recursos, em especial do fundo partidário. A sigla não apresentou os extratos bancários e os extratos de prestação de contas devidamente assinados.
“Mesmo tendo sidos notificados pela Justiça Eleitoral, transcorrendo todos os prazos concedidos, os dirigentes responsáveis pelo diretório estadual do PCO, Maria de Lourdes Soares Melo (presidente) e Renato Farac Galata (tesoureiro) permaneceram inertes, sem apresentar qualquer justificativa quanto a obrigação de sanar as irregularidades apontadas e prestar as respectivas contas referentes ao exercício financeiro de 2019”, menciona a decisão.
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
Lourdes Melo
-
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência -
Rafael Fonteles apresentará pactos colaborativos para os prefeitos eleitos
O governador vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do Estado
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir