Júlio César apresenta projeto para renegociação de dívidas rurais
O deputado federal apresentou uma proposta para garantir os descontos nas dívidas imediatamente após a publicação.
Os presidentes das Federações de Agricultura do Norte e Nordeste irão se reunir com os ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional para discutir alternativas de renegociação das dívidas rurais nesta terça-feira (1°).
O deputado federal Júlio César apresentou uma proposta para que haja a edição de uma Medida Provisória para que os descontos previstos para o pagamento possam vigorar imediatamente a partir da publicação.
O parlamentar ressaltou ainda a existência de uma lei que permite essa renegociação, mas que venceu a validade em dezembro de 2019 e que dos 860 mil agricultores com dívidas vencidas até 2011, apenas 486 mil procuraram medidas de renegociação.
“São recursos que vão voltar para os cofres da União e vai dar dignidades aos produtores que não conseguiram pagar as dívidas por causa das secas e ficaram inadimplentes junto ao banco ou foram inscritos na dívida ativa da União. Por isso buscamos essa medida provisória para atender esse pessoal do agronegócio”, argumentou o deputado Júlio César.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reconheceu as perdas causadas pelas secas e a importância de garantir meios para a renegociação como medida de amenizar o sofrimento dos produtores do Norte e Nordeste.
“Estamos vendo esses mecanismos e várias sugestões já foram dadas pelo deputado Júlio César. Vamos tentar atender a todas, mas ainda temos algumas dificuldades. Faremos um esforço no que for possível”, adiantou o ministro em live realizada com todos os representantes das federações, incluindo ainda o pessoal do Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia (BASA).
O produtor Mário Borba, da federação da Paraíba, advertiu que é preciso uma flexibilização por parte da União e suspender as execuções que ainda estão em curso pelas instituições financeiras. “Precisamos ter um tratamento diferenciado para o Nordeste. O Governo Federal precisa permitir que esse produtor volte a ser cidadão e o governo vai receber dinheiro e não vai perder nada com isso”, argumentou.
Ministério da Economia
Ministério do Desenvolvimento Regional
-
TRE-PI vai julgar pedido de liberdade da vereadora Tatiana Medeiros na segunda
A parlamentar está afastada da Câmara de Teresina desde quinta-feira (03), após ser presa preventivamente pela Polícia Federal na segunda fase da Operação Escudo Eleitoral em sua residência. -
Programa Fomento Rural libera recursos para agricultores de Novo Santo Antônio
A vereadora Vitória (MDB) participou do lançamento da iniciativa e comemorou a destinação dos recursos provenientes do Governo Federal, com execução da Sada-PI. -
Criminoso morre em confronto com policiais durante operação no Piauí e Maranhão
O alvo da ação seria mandante de 14 execuções nos últimos dois anos, em retaliação à morte de seu pai. -
Assembleia Legislativa do Piauí celebra 40 anos do Palácio Petrônio Portella
A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), e faz parte das comemorações dos 190 anos do Legislativo piauiense. -
TCE manda prefeito de Bocaina suspender licitação com sobrepreço de R$ 362 mil
O prefeito de Bocaina, Guilherme Macêdo, informou que já foi notificado pelo Tribunal de Contas sobre a decisão e vai manter a suspensão do pregão eletrônico.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir