Elmano Férrer diz que lamenta elevado déficit habitacional do Piauí
De acordo com o senador, somente a cidade de Teresina registra um déficit de quase 60 mil residências.
Nessa quarta-feira (15), durante uma solenidade realizada no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro anunciou mudanças na Casa Verde e Amarela, programa do Governo Federal que facilita o acesso à moradia própria.
Segundo o Governo Federal, entre as novidades está à ampliação do teto do valor dos imóveis que podem se enquadrar como habitação popular.
- Foto: Luis Marcos/ ViagoraSenador Elmano Férrer
Na solenidade, o senador Elmano Férrer (PP/PI) destacou os avanços do programa federal, mas demonstrou preocupação com o grande déficit habitacional registrado no Piauí.
“A situação do nosso estado é muito ruim. Mais de 150 mil famílias piauienses não têm casa própria. E o problema tem se agravado por falta de políticas públicas que facilitem o acesso a uma moradia digna”, afirmou.
De acordo com Elmano, somente Teresina registra um déficit de quase 60 mil residências. “Mais de 130 mil pessoas da nossa capital sofrem com a falta de uma casa própria. E milhares de teresinenses ocupam moradias não regularizadas”, disse.
O parlamentar ressaltou que as condições oferecidas pelo programa Casa Verde e Amarela, são muito favoráveis para quem deseja realizar o sonho de ter a própria moradia.
“Os juros do programa, por exemplo, são os mais baixos já registrados no financiamento imobiliário e beneficiam, em especial, os nordestinos mais humildes”, ressaltou.
Ainda segundo Elmano Férrer, o programa do Governo Federal não vai conseguir atender toda a demanda por moradias no Brasil.
“No primeiro semestre deste ano, o programa entregou mais de 190 mil moradias. Um número bem representativo. Só que o déficit habitacional afeta quase seis milhões de famílias no país. É um problema que deve ser enfrentado por todas as esferas de poder. Os estados e os municípios também precisam investir mais em políticas habitacionais”, disse.
Conforme o governo, como parte do programa habitacional foi apresentado uma nova modalidade de financiamento na qual os estados e municípios devem garantir uma contrapartida mínima de 20% do valor residencial. Esta contrapartida pode ser feita por meio da doação de terreno.
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir