Viagora

Eleições: relatório da OEA diz que 1º turno ocorreu com normalidade

De acordo com a Organização dos Estados Americanos (OEA), apesar dos pontos positivos, impasses como longas filas e problemas com a biometria foram registrados.

Nessa segunda-feira (03), observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA), divulgaram o relatório parcial do acompanhamento do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022. Na relação, os especialistas concluíram que o pleito ocorreu com normalidade e ordem.

De acordo com a OEA, apesar da polarização política, o primeiro turno das eleições não apresentou altos índices de violência. “A missão saúda ao povo do Brasil, que compareceu para votar, domingo [2], para expressar sua vontade de maneira pacífica e democrática. Em um contexto de alta tensão e polarização, a cidadania brasileira demonstrou maturidade e compromisso cívico”, pontuou a entidade.

Conforme a Organização, impasses no dia do pleito também foram analisados, como as longas filas e questões com a biometria. Foi observado que alguns mesários pediram para todos os eleitores da seção assinassem o caderno de votação, sendo que somente quem não apresentasse biometria deveria participar do processo.

A OEA continuará na cobertura do segundo turno das Eleições 2022 no Brasil a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A parceria já ocorreu em 2018 e 2020.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também