Porte de arma ficará restrito no DF durante posse de Lula
O porte de armas de fogo no território do Distrito Federal será temporariamente restrito a partir das 18h desta quarta-feira (28).
Após incidência de atos antidemocráticos, o porte de armas de fogo no território do Distrito Federal será temporariamente restrito a partir das 18h desta quarta-feira (28). A determinação é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e seguirá até o próximo dia 02 de janeiro.
De acordo com Moraes, a medida se refere a “todas as espécies de porte de armas, bem como do transporte de armas e munições por colecionadores, atiradores e caçadores”, escreveu Moraes. É previsto prisão em flagrante por porte ilegal de armas a quem desrespeitar a ordem.
O ministro do STF adotou a proibição a pedido a Polícia Federal, que formou a solicitação apontando a necessidade de garantir a ordem pública após atos extremistas praticados por pessoas que são contrárias ao resultado da eleição presidencial. O porte de arma se refere a autorização para que o cidadão possa transportar e trazer consigo uma arma de fogo, de forma discreta, fora das dependências de sua residência ou local de trabalho.
Contudo a medida não se aplica aos membros das Forças Armadas, aos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), aos membros da Polícia Legislativa e Judicial e as empresas de segurança privada e de transporte de valores.
A restrição também foi defendida pelo ex-governador do Maranhão e futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O político afirmou que pediria a suspensão do porte de armas durante a posse do presidente eleito Lula (PT), marcada para 1º de janeiro.
Na solicitação da Polícia Federal, foi destacado inquéritos que estão investigando o financiamento e a execução de atos violentos por grupos extremistas, além de milícias digitais que compartilham notícias falsas e desinformação.
Também foi pontuado pela PF, o ataque à sede da própria instituição, após a prisão do líder indígena José Acacio Xerere Xavante, apoiador do atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL). A tentativa de atentado a bomba com a prisão do suspeito George Washington de Oliveira Sousa, em 24 de dezembro, também foi mencionada.
O ministro Alexandre de Moraes lamentou os atos ocorridos e afirmou que se configuram como crimes contra o Estado Democrático de Direito. “Lamentavelmente, grupos extremistas – financiados por empresários inescrupulosos, explorando criminosa e fraudulentamente a boa-fé de diversos eleitores, principalmente com a utilização de covardes milícias digitais e sob a conivência de determinadas autoridades públicas, cuja responsabilidade por omissão ou conivência serão apuradas – vem praticando fatos tipificados expressamente, tanto na Lei n° 14.197, de 1º de setembro de 2021, relativos aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, quanto na Lei n° 13.260, de 16 de março de 2016, que regulamenta o disposto no inciso XLIII do artigo 5º da Constituição Federal, disciplinando o combate ao terrorismo, inclusive punindo os atos preparatórios”, escreveu o ministro.
Com informações da Agência Brasil
Regina Sousa
Franzé Silva
Teresinha Medeiros diz que faz parte da base do prefeito Silvio Mendes
A parlamentar enfatizou que vai contribuir para a reconstrução de Teresina junto aos demais vereadores.Meu foco é a reeleição para Senado, declara Ciro Nogueira
Ciro Nogueira foi enfático ao declarar que está empenhado em trabalhar pelo estado do Piauí e buscar a renovação de sua cadeira no Senado.Prefeito de São Miguel do Tapuio gasta R$ 3 milhões com material de construção
Os extratos foram publicados no dia 26 de fevereiro deste ano no Diário Oficial dos Municípios.Ciro Nogueira entrega tratores para agricultura familiar em municípios do Piauí
A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira (8) e contemplou cinco municípios piauienses.Juiz manda Câmara de Capitão Gervásio Oliveira regularizar portal da transparência
A decisão foi proferida pelo juízo de Direito da 2ª Vara da Comarca de São João do Piauí após ação civil movida pelo promotor de justiça Jorge Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir