Limma continuará defendendo a agricultura familiar no próximo mandato
O parlamentar afirmou que, de acordo com o último Censo Agropecuário realizado no Brasil em 2017, a modalidade representa 77% dos estabelecimentos agrícolas.
O deputado estadual Franciso Limma (PT) que foi reeleito para o mandato de 2023-2027 na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), destacou que a defesa do desenvolvimento da agricultura familiar continuará sendo sua pauta de destaque para a próxima legislatura.
O parlamentar afirmou que, de acordo com o último Censo Agropecuário realizado no Brasil em 2017, a modalidade representa 77% dos estabelecimentos agrícolas.
Segundo Francisco Limma, os investimentos em sustentabilidade e tecnologia podem contribuir para a diminuição dos custos do governo Estadual com relação aos subsídios destinados à modalidade de agricultura.
“Apresentei uma emenda ao orçamento que pode reduzir os custos para a irrigação e para a piscicultura. O governo faria um investimento na área das energias renováveis para promover um subsídio diretamente na geração de energia. Hoje há um subsídio financeiro na conta de energia”, explica.
Para o deputado os subsídios do Poder Executivo são importantes no desenvolvimento da agricultura familiar. “Esse caminho da modernização tecnológica e do apoio à irrigação e à piscicultura é um caminho para desonerar o custo que o Estado tem com subsídios. Não se produz na agricultura familiar se não houver algum tipo de aporte”.
Conforme o Censo Agropecuário, em extensão de área, a agricultura familiar ocupava em 2017, mais de 80 milhões de hectares, ou seja, 23% da área total dos estabelecimentos agropecuários do país.
O parlamentar manifestou a necessidade de investimentos que possam contribuir para a produção da agricultura familiar. “Também é importante o desenvolvimento de uma agroindústria de pequeno porte que ajude a agregar valor, a melhorar a vida útil dos produtos e principalmente a gerar mais renda para a agricultura familiar. O que o Estado precisa é garantir infraestrutura para o incentivo à agroindústria”, analisa.
Dentre outras pautas defendidas pelo deputado estadual estão a sustentabilidade ambiental e inclusão social. Francisco Limma também falou sobre a compoisção do governo estadual que atuará a partir de 2023. “Manteremos a mesma linha de defesa dos mais pobres com a busca da sustentabilidade ambiental e da inclusão econômica. Há muita esperança das pessoas em razão do novo governo eleito e da nova equipe composta de pessoas que têm perfil mais técnico”, diz.
Por fim, Francisco Limma relatou que já pautava estas problemáticas em seus projetos de lei deste ano. “Em 2022, apresentamos vários projetos de lei e requerimentos com essa perspectiva de trabalhar o maior desenvolvimento do Estado com maior inclusão social e sustentabilidade”, relembra.
Francisco Limma
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparênciaRafael Fonteles apresentará pactos colaborativos para os prefeitos eleitos
O governador vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do EstadoEnzo diz que convidou equipe de Sílvio para discutir sobre Orçamento de Teresina
O presidente da Câmara de Teresina afirmou que esta participação é importante para elaborar uma peça orçamentária que contemple as prioridades da futura administração.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir