Juiz suspende pesquisa do Instituto Amostragem para governador
A decisão foi proferida nessa terça-feira (01), pelo juiz Marcelo Leonardo Barros Pio do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
Nessa terça-feira (01), o juiz Marcelo Leonardo Barros Pio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), suspendeu a divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos para governador e senador realizada pelo Instituto Amostragem no Piauí.
A representação foi proposta pelo partido Progressistas, que alegou que a empresa representada registrou, junto ao sistema Pesqele do Tribunal Superior Eleitoral, pesquisa eleitoral PI – 08757/2022, relativa aos cargos de Governador e senador da República do estado do Piauí, para as eleições gerais/2022, juntando para tanto os documentos exigidos pelo art. 2º da Res. TSE nº 23600/2022, mas que referida pesquisa apresenta erros materiais graves, que comprometem a credibilidade dos dados a serem divulgados, quais sejam.

“Alega, ainda, que a empresa representada registrou que realizaria a coleta de dados no período de 24.2.2022 a 28.2.2022, sendo tais entrevistas, portanto, realizadas em plano amostral discrepante da realidade do município, comprometendo, desse modo, o resultado a ser divulgado”, diz trecho da decisão.
O magistrado diz que: “Verifica-se, portanto, que, quanto ao requisito “plano amostral”, a pesquisa ora analisada apresenta erros materiais graves, não estando em consonância com as exigências da legislação eleitoral vigente, descumprindo o inciso IV do art. 2º da Res. TSE nº 23.600/2009, razão pela qual deve ser suspensa sua divulgação, visando resguardar a transparência e a confiabilidade dos dados a serem divulgados ao eleitorado piauiense”.
“Ante o exposto, considerando que as incongruências constatadas na pesquisa eleitoral em apreço impedem a adequada fiscalização do feito, comprometendo, dessa forma, a credibilidade dos dados a serem divulgados, DEFIRO o pedido de tutela antecipada para determinar a suspensão imediata da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral ora impugnada (PI – 08757/2022), prevista para 1°de março de 2022, nos termos do § 1º do artigo 16 da Resolução 23600/2019”, disse o juiz.
A pesquisa foi contratada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação. “Determino que a Secretaria Judiciária proceda à inclusão no polo passivo do Sistema Meio Norte de Comunicação Ltda, uma vez que a pesquisa eleitoral ora questionada fora contratada pelo mencionado sistema de comunicação, nos termos da Petição ID 21781732”.
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
-
Estou focado no meu mandato na Câmara, diz Luís André sobre candidatura em 2026
O vereador afirmou que recebeu convite para integrar a chapa do PL, mas afirmou que não tem interesse de entrar na disputa. -
Câmara de Teresina aprova mudança de nome da Guarda Civil Municipal
A proposta foi aprovada nesta terça-feira (22) e agora segue para sanção do prefeito Silvio Mendes. -
Prefeito de Regeneração Seu Dua não cadastra licitação e TCE suspende o pregão
O gestor disse que estava doente e que não poderia falar sobre o caso. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por dívida de R$ 313 mil com Equatorial
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria publicada no Diário Eletrônico do MPPI. -
Prefeito de Jatobá do Piauí é denunciado ao TCE por deixar de repassar INSS
A denúncia foi protocolada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jatobá do Piauí no dia 25 de março deste ano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir