Viagora

Saiba como ficou o tempo de TV dos candidatos ao Governo do Piauí

A Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-PI também realizou o sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no Rádio e TV nessa sexta.

Nessa sexta-feira (19), a Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), realizou o sorteio da ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Além disso, no encontro a comissão também definiu o tempo para cada candidato se apresentar ao eleitorado por meio dos canais de comunicação, que serão veiculados a partir da próxima sexta-feira (26).

O Piauí possui nove candidaturas que disputam o Governo do Piauí nestas eleições, na lista divulgada pelo TRE-PI, o ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes é o postulante com maior tempo ficando com 4 minutos de tela. O candidato integra a coligação Vamos Mudar o Piauí, que possui sete partidos (Federação PSDB/Cidadania), PP, PDT, PTB, União Brasil e Avante).

Foto: Viagora/ MontagemCandidatos ao Governo do Piauí
Candidatos ao Governo do Piauí

O ex-secretário de Fazenda do Estado e candidato da base governista, Rafael Fonteles, garantiu 03:50 minutos. O petista faz parte da coligação A Força do Povo que integra oito siglas ao total, são elas: Federação Brasil da Esperança – Fe Brasil, com PT/PC do B/PV, MDB, PSB, PSD, Solidariedade e PROS.

Logo em seguida, o candidato Coronel Diego Melo ficou com 47 segundos do tempo, enquanto a empresária e ex-secretária municipal de Economia Solidária Gessy Lima contará com 37 segundos. A postulante compõe a coligação O Piauí Tem Esperança (Podemos e PSC).

Já a servidora pública Madalena Nunes garantiu 22 segundos para se apresentar ao eleitorado, a candidata integra a Federação PSOL Rede, por fim o candidato Gustavo Henrique que está disputando pelo Patriota, ficará com 20 segundos.

De acordo com o TRE-PI, por meio do sorteio também foi escolhida a Rádio e TV Assembleia que estará responsável pela geração de transmissão da propaganda, as demais emissoras poderão replicar em todo o Piauí.

Na oportunidade o Juiz Presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-PI, Marcelo Leonardo Barros Pio, destacou que toda a divulgação dos candidatos para os eleitores é promovida por meio do horário eleitoral e da internet, por isso são importantes instrumentos de aproximação com o público.

“O Horário Eleitoral é, hoje, um instrumento de informação que aproxima candidatos e eleitores, gerando discussões e respostas que dinamizam o processo eleitoral. (…) É um processo de persuasão, de buscas por maneiras de influenciar o eleitor. Falar de si e de possíveis qualidades pessoais, da política, dos problemas coletivos, de projetos, divulgar a candidatura, pedir o apoio, anunciar projetos futuros, externar posições pessoais sobre os temas que afetam a comunidade, tudo isso é legítimo para manter a competitividade entre os candidatos”, disse o Juiz da Comissão da Propaganda.

Facebook
Veja também