TCU vai auditar 4.161 urnas eletrônicas no 1º turno das eleições
O objetivo é aferir a integridade dos boletins de urna (Bus), e a afirma que a Corte não trata-se de uma apuração paralela.
Nesse domingo (18), o Tribunal de Contas da União (TCU), informou que vai auditar 4.161 urnas eletrônicas no primeiro turno das Eleições 2022.
De acordo com o TCU, o objetivo da ação é aferir a integridade dos boletins de urna (Bus), e a afirma que a Corte não trata-se de uma apuração paralela.
“Uma delas consiste em realizar testes amostrais em 4.161 urnas eletrônicas, em operação no dia da votação, para aferir a integridade dos boletins de urna, indispensável para a correta apuração dos votos depositados e a viabilização de recontagem e auditagem posterior”, disse o órgão.
No primeiro turno, 2 de outubro, os auditores nas capitais dos estados e do Distrito Federal vão buscar vias impressas dos boletins de urna nas seções eleitores e comparar a informação do documento físico com a disponibilizada pela Corte Eleitoral na internet, informou o Tribunal.
Segundo o órgão, será dado ciência ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da amostra selecionada após a conclusão dos procedimentos de totalização e recebimento dos respectivos dados. “Com essa ação, o tribunal atestará que a informação exposta ao público na seção eleitoral é a mesma que pelo totalizada pelo TSE e que compõe o resultado final da eleição”, diz.
Ainda de acordo com o TCU, auditoria será realizada com “foco na transparência e na prestação de contas à sociedade”. Os auditores presentes na ação, são todos servidores concursados, estáveis e independentes.
Com informações R7
Tribunal de Contas da União - TCU
Eleições 2022
Severo Eulálio será um presidente de diálogo na Alepi, diz Simone Pereira
A parlamentar ressaltou que o emedebista vai trabalhar para garantir a continuidade das ações iniciadas na gestão de Franzé Silva (PT), como a entrega das reformas dos gabinetes.Promotora investiga prefeito de Wall Ferraz por contratos de R$ 1,8 milhão
A promotora Karine Araruna Xavier instaurou procedimento preparatório de inquérito civil nessa segunda-feira (20).Petrus cobra rigor na fiscalização de motos com "Kadrons" em Teresina
O vereador pontuou falhas na aplicação da lei voltada para punir estes condutores e destacou ser necessário cobrar ainda mais rigor.Trabalharemos para convocar mais aprovados no concurso da Alepi, diz Severo Eulálio
O parlamentar explicou que enfrentará desafios, tais como a readequação do quadro de comissionados para assegurar a convocação de novos aprovados.Evandro Hidd diz que aceitou convite de Severo Eulálio para ser diretor-geral da Alepi
O ex-vereador de Teresina pontuou que irá utilizar sua experiência no legislativo municipal para contribuir com a Alepi.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir