TCU vai auditar 4.161 urnas eletrônicas no 1º turno das eleições
O objetivo é aferir a integridade dos boletins de urna (Bus), e a afirma que a Corte não trata-se de uma apuração paralela.
Nesse domingo (18), o Tribunal de Contas da União (TCU), informou que vai auditar 4.161 urnas eletrônicas no primeiro turno das Eleições 2022.
De acordo com o TCU, o objetivo da ação é aferir a integridade dos boletins de urna (Bus), e a afirma que a Corte não trata-se de uma apuração paralela.
“Uma delas consiste em realizar testes amostrais em 4.161 urnas eletrônicas, em operação no dia da votação, para aferir a integridade dos boletins de urna, indispensável para a correta apuração dos votos depositados e a viabilização de recontagem e auditagem posterior”, disse o órgão.
No primeiro turno, 2 de outubro, os auditores nas capitais dos estados e do Distrito Federal vão buscar vias impressas dos boletins de urna nas seções eleitores e comparar a informação do documento físico com a disponibilizada pela Corte Eleitoral na internet, informou o Tribunal.
Segundo o órgão, será dado ciência ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da amostra selecionada após a conclusão dos procedimentos de totalização e recebimento dos respectivos dados. “Com essa ação, o tribunal atestará que a informação exposta ao público na seção eleitoral é a mesma que pelo totalizada pelo TSE e que compõe o resultado final da eleição”, diz.
Ainda de acordo com o TCU, auditoria será realizada com “foco na transparência e na prestação de contas à sociedade”. Os auditores presentes na ação, são todos servidores concursados, estáveis e independentes.
Com informações R7
Tribunal de Contas da União - TCU
Eleições 2022
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina.Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil.Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses.Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno.Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir