Viagora

Franzé diz que prioriza defesa das pessoas com deficiência no Piauí

O deputado estadual que busca reeleição na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) destinou R$ 300.000 de emenda parlamentar à Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Piauí (Seid).

O deputado estadual Franzé Silva (PT) que busca a reeleição na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) declarou que seu mandato tem como prioridade a defesa das pessoas com deficiência no Piauí, por isso conta com quinze iniciativas legislativas que visa garantir direitos deste público. Dentre as proposições estão Leis voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), dislexia e fibromialgia.

O postulante ainda destinou R$ 300.000 de emenda parlamentar à Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Piauí (Seid).

Foto: Matheus Santos/ ViagoraDeputado Franzé
Deputado Franzé

Conforme o deputado, as leis propostas por Franzé Silva abrangem a criação do selo Empresa Amiga dos Autista, com a 7.245/2019, a doação de imóvel destinado a sede própria da Associação de Amigos dos Autistas (7.336/2020), além da criação da Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias e da Legislação que obriga realização de sessão de cinema adaptada a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias (7.458/2021).

Franzé Silva ainda destacou o projeto Piauí Inclusivo, junto a Seid e o Governo do Piauí, responsável por realizar o primeiro censo de pessoas com deficiência no Estado.

“Através de parceria que articulamos com a Seid e Governo do Estado, criamos o projeto Piauí Inclusivo, que está realizando o primeiro censo de pessoas com deficiência no Estado. Mas, com base em informações do IBGE, sabemos que, pelo menos, 800 mil pessoas no Piauí têm algum tipo de deficiência. O nosso mandato, portanto, tem como prioridade defender essas pessoas”, pontua Franzé.

Dentre outras leis articuladas pelo deputado estadual está a 7.476/2021, que garantiu prioridade às pessoas com deficiência para vacinação contra Covid-19, foi através de proposição do parlamentar que o laudo médico pericial que atesta o autismo passou a ter prazo de validade indeterminado (7.627/2021), além da contemplação de atendimento prioritário a pessoas com fibromialgia em estabelecimentos públicos e privados (7.628/2021).

Mais conteúdo sobre:

Franzé Silva

Eleições 2022

Facebook
Veja também