Alepi aprova mudanças para gestão do abastecimento de água e esgoto
O Projeto de Lei Complementar do Governo 12/23 (PLCG) foi aprovado nessa terça-feira (14), por unanimidade.
O Projeto de Lei Complementar do Governo 12/23 (PLCG), que propõe alterações na Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), foi aprovado nessa terça-feira (14), por unanimidade, pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
As mudanças tem o objetivo de adequar o Piauí ao Marco Legal do Saneamento Básico e melhorar o abastecimento de água e do esgotamento sanitário das cidades piauienses. Os parlamentares foram favoráveis a modificação que preserva a representação dos municípios em 60%, mas retira a proporcionalidade da população como critério. Com isso, o limite da quantidade de votos de uma única cidade será reduzido de 10% para 5%.
A autarquia, estabelecida em 2022, vai impactar principalmente a formação do Colegiado Microrregional e a estrutura de governança. Desta forma, passará a ser sua competência: autorizar um município a prestar os serviços à sua população de maneira isolada.
Em relação aos critérios de viabilidade econômica e universalização do atendimento para a medida, estes constam incluídos em parágrafo da lei. Também foi especificado os instrumentos precisos para a delegação de prestação isolada.
Com a implementação dessas alterações, a Secretaria de Planejamento (Seplan), Secretaria de Administração (Sead) e Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) conquistam espaço na gestão da autarquia.
Foi detalhado no texto do PLCG 12/23, que a Seplan substituirá o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI) como suplente da Governadoria no comando do Colegiado. Enquanto a Sead e a Suparc ficam fortalecidas no Comitê Técnico da MRAE e vão gerir a autarquia enquanto não há a formação do Colegiado. Por isso, a Suparc vai ocupar o cargo de Secretária-Geral.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Governo do Piauí
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir