Viagora

Campanha quer aumenta visibilidade dos atrativos turísticos do Piauí na Europa

De acordo com o governo, a amônia verde será produzida na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.

Nesse domingo (19), o governador Rafael Fonteles cumpriu agenda na Croácia, o gestor conheceu o Porto de Krk, que, segundo o Governo do Piauí, será a principal porta de entrada na Europa do hidrogênio e amônia que o Piauí produzirá.

"Realmente é uma cooperação em que, além da exportação de energia limpa, teremos também uma cooperação para desenvolver tecnologias, formar engenheiros do nosso estado, do nosso país, para essa economia verde", enfatizou o governador”, afirmou Rafael Fonteles.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíRafael Fonteles visita Porto na Croácia
Rafael Fonteles visita Porto na Croácia.

De acordo com o governo, a amônia verde será produzida na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e irá abastecer a Europa a partir desse porto na Croácia.

 "Estou aqui com o Bart Biebuyck, que é o CEO da Green Energy Park (GEP), que irá junto com a Solatio desenvolver os projetos no Piauí”, disse o gestor Rafael. Segundo o empresário Bart, o grupo está muito agradecido por poder trabalhar junto com o Piauí.

"É uma oportunidade de descarbonizar a indústria europeia, mas ao mesmo tempo queremos garantir que também as pessoas do Piauí se beneficiem dessa cooperação e nós vamos levar também a nossa tecnologia, que desenvolvemos na nossa companhia, para o Piauí e ver como nós podemos construir um ecossistema local ali", afirmou o CEO da GEP. 

Antes da ida ao Porto de Krt, o governador Rafael Fonteles esteve reunido com empresas parceiras do Piauí no grande projeto de produção de hidrogênio verde e derivados. O governador agora segue para a Bélgica e em seguida, nos dias 22 e 23 de novembro, em Portugal.

Por: Alessandra Fonseca

Facebook
Veja também