Alepi vai discutir litígio territorial entre Piauí e Ceará na segunda
A discussão sobre o tema em audiência pública acontecerá na segunda-feira (27), na Comissão de Estudos Territoriais (Cete).
O litígio territorial entre os estados do Piauí e Ceará será discutido em audiência pública realizada na próxima segunda-feira (27), às 09h, pela Comissão de Estudos Territoriais (Cete) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O requerimento de autoria do deputado Dr. Gil Carlos (PT) e a convocação de Hélio Isaías (PT) instigaram a realização da reunião.
Para o parlamentar Gil Carlos existe a necessidade de aprofundar o debate acerca de fatores que fazem parte da disputa. “O conflito territorial entre os Estados do Piauí e do Ceará é de longa data e possui diversos aspectos técnicos, históricos e políticos. A audiência pública proporcionará um fórum adequado para aprofundar a compreensão sobre essas questões e buscar soluções viáveis. Pois a indefinição dos limites territoriais afeta diretamente a vida dos cidadãos que vivem nessa região, causando incerteza quanto à sua jurisdição e aos serviços públicos a que têm direito”, explica Dr. Gil Carlos.
O Produto Interno Bruto (PIB) da área gira em torno de R$ 6,5 bilhões e abrange 13 municípios, são eles: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Ibiapina, Ipueiras, Ubajara, Croatá, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Crateús, Carnaubal e Ipaporanga.
A discussão sobre o tema na Alepi iniciou ainda em 2019, com a contribuição de diversos especialistas, bem como historiadores, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, do Exército Brasileiro, Procuradoria Geral do Estado do Piauí e representantes do Ceará.
Ademais, a bancada federal do Piauí também pautou o assunto que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2011, após reinvindicação da Procuradoria Geral do Piauí para uma revisão territorial.
Promotora aciona prefeito Marcos Mateus na Justiça para pagar piso dos professores
A ação civil foi ajuizada pela promotora de justiça Amina Macedo Teixeira de Abreu Santiago no dia 16 de abril deste ano.Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió após decisão do STF
O ex-chefe do executivo foi condenado em 2023 a cumprir 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.Delegado pede à Justiça prorrogação de inquérito que investiga prefeito de Campo Maior
O inquérito policial visa investigar supostas contratações irregulares via inexigibilidade de licitação no montante de R$ 200 mil.MP investiga prefeito Milton Gomes por uso de perfil oficial para promoção pessoal
O secretário de Administração informou ao Viagora que o prefeito ainda não foi notificado sobre o assunto.Progressistas não vai interferir nas decisões de Silvio Mendes, diz Joel Rodrigues
O presidente do Progressistas no Piauí explicou que a legenda está satisfeita com os espaços conquistados na gestão de Silvio Mendes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir