Deputados federais eleitos do Piauí são empossados na Câmara
A solenidade de posse dos deputados que atuarão na 57ª legislatura ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.
Nesta quarta-feira (01), a banca de deputados federais eleitos pelo Piauí foi empossada na Câmara dos Deputados para atuar na 57ª legislatura, que corresponde ao ano de 2023-2027. A solenidade de posse ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.
Os parlamentares fizeram a leitura do juramento de posse garantindo “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) abriu os trabalhos na Câmara destacando a renúncia de Rejane Dias (PT), reeleita nas últimas eleições, mas que deixa a legislatura para assumir a vaga de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). A vaga para o terceiro mandato será ocupada pelo deputado Merlong Solano (PT-PI).
Em suas redes sociais, Dr. Francisco Costa (PT) ressaltou sua trajetória de vida até a chegada no parlamento federal e pontuou que trabalhará pela educação, qualidade e acesso à saúde.
“Esse é o começo de um novo e importante capítulo na minha história como político e parlamentar. O menino que veio lá de São Francisco do Piauí, filho da dona Silvia e do seu Quincas, hoje fez um juramento na Câmara Federal de trabalhar ainda mais pela qualidade e acesso à saúde, pela educação, pela melhoria de vida de quem mais precisa e por tantas outras bandeiras. Vou honrar a confiança de todos os piauienses que acreditaram e acreditam nesse projeto. Essa missão é pelo Piauí, pelo Brasil, por todos os brasileiros”, escreve no Instagram.
Quem também compartilhou sua expectativa na nova casa parlamentar, foi Júlio Arcoverde (PP), que assim como o petista Francisco Costa vem de um mandato na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
O progressista escreveu em seu instagram que representará o povo piauiense e atuará fortemente em prol dos municípios e do agronegócio.
“Com muita alegria acabei de tomar posse na Câmara dos Deputados aqui em Brasília! Aqui representando o povo do nosso Piauí, vou trabalhar incansavelmente em defesa dos municípios e do agronegócio de nosso estado, e principalmente vamos trabalhar para melhorar a qualidade de vida do povo piauiense. Além disso, estarei na oposição ao governo Lula para garantir uma representação forte e independente”, reforça.
Ao todo a solenidade contou com 513 parlamentares empossados de diversos estados, logo mais às 16h:30 ocorrerá a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, bem como da Mesa Diretora que atuará no biênio 2023-2024. A sessão solene do Congresso Nacional que marca a abertura do ano legislativo será realizada às 15h nesta próxima quinta-feira (02).
Ministros:
Os ministros convocados pelo presidente Lula que já tinha sido eleitos para o parlamento deverão se licenciar para assumir os cargos no Executivo. São eles as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP); dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Psol-SP); e do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), que usa o nome parlamentar Daniela do Waguinho; e os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT-RS); da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP); das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP); e do Trabalho, Luiz Marinho (PT-SP).
Com informações da Agência Câmara de Notícias
-
Promotor investiga omissão do prefeito de Campo Maior contra expansão de casas
O promotor explicou que houve expansão das residências em direção à via pública, com anuência do município de Campo Maior, por meio da Secretaria de Planejamento, conforme relato de proprietários. -
Severo Eulálio será um presidente de diálogo na Alepi, diz Simone Pereira
A parlamentar ressaltou que o emedebista vai trabalhar para garantir a continuidade das ações iniciadas na gestão de Franzé Silva (PT), como a entrega das reformas dos gabinetes. -
Promotora investiga prefeito de Wall Ferraz por contratos de R$ 1,8 milhão
A promotora Karine Araruna Xavier instaurou procedimento preparatório de inquérito civil nessa segunda-feira (20). -
Petrus cobra rigor na fiscalização de motos com "Kadrons" em Teresina
O vereador pontuou falhas na aplicação da lei voltada para punir estes condutores e destacou ser necessário cobrar ainda mais rigor. -
Trabalharemos para convocar mais aprovados no concurso da Alepi, diz Severo Eulálio
O parlamentar explicou que enfrentará desafios, tais como a readequação do quadro de comissionados para assegurar a convocação de novos aprovados.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir