Viagora

Projeto obriga permanência de animais de apoio em estabelecimentos no Piauí

O Projeto de Lei Nº 63/2023 é de autoria do deputado Franzé Silva (PT).

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), deputado Franzé Silva (PT), protocolou um projeto de lei nessa terça-feira (11) que dispõe o direito de pessoas com deficiência ou transtornos mentais de ingressar e permanecer em estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo, em todo o estado, acompanhadas de animal de apoio emocional.

O parlamentar recebeu em seu gabinete, a acadêmica de Medicina Veterinária, Uanda Mirella, pessoa autista, e o enfermeiro Denes Bruno, ambos na companhia de cães de apoio emocional.

Foto: Divulgação/ASCOMLei obriga entrada de animais de apoio emocional em estabelecimentos no Piauí.
Lei obriga entrada de animais de apoio emocional em estabelecimentos no Piauí.

De acordo com o projeto, o impacto de ter um animal de estimação para a saúde física e mental das pessoas já é conhecida na literatura científica. Estudos apontam que a relação com os chamados pets pode aliviar os sintomas de ansiedade, depressão e estresse, bem como estimular a prática de atividades físicas e, assim, ajudar a melhorar índices de saúde.

O deputado Franzé Silva ressalta que nesse sentido, “se tratando de pessoas com deficiência, como os autistas, os animais de estimação têm um papel muito importante e indispensável, uma vez que podem auxiliar no desempenho de funções em muitos casos consideradas bastante desafiadoras, como interagir com outras pessoas em ambientes públicos, por exemplo”.

No Brasil, a única legislação existente sobre o assunto é a Lei do cão-guia (Lei Nº 11.126/2005), destinada às pessoas com deficiência visual. Ainda não há legislação federal voltada para o cão de apoio emocional, exceto iniciativas de âmbito estadual. “É necessário, portanto, garantir, no âmbito estadual do Piauí, que essas pessoas tenham garantido esse direito”, afirma Franzé.

Por Camila Trindade

Facebook
Veja também