TSE declara Bolsonaro inelegível até 2030 por 5 votos a 2
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entendimento da maioria o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Nesta sexta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria dos votos, condenou o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), à inelegibilidade por oitos anos. Diante disso, o político deve ficar impedido de disputar as eleições até 2030.
O julgamento do processo foi realizado em quatro sessões que resultou em 5 votos contra 2, dos ministros Kassio Nunes Marques e Raul Araújo. O alvo da condenação foi o comportamento de Bolsonaro durante reunião realizada com embaixadores em 2022, no Palácio da Alvorada, onde o ex-presidente teria atacado o sistema eletrônico de votação.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, no entendimento da maioria Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
A ministra Cármen Lúcia já havia adiantado que acompanharia a maioria dos votos pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além de insultar o sistema de votação, Cármen também avaliou que o político convocou a reunião para atacar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE.
Após a conclusão do julgamento do TSE, o próximo passo é a leitura dos votos do ministro Nunes Marques e do presidente, Alexandre de Moraes, que serão os últimos a serem proferidos.
A decisão cabe recurso.
Com informações da Agência Brasil.
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina.Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil.Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses.Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno.Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir