Eleitor tem 10 meses para regularizar ou tirar 1ª via do título
A Justiça Eleitoral precisa deste prazo para poder organizar as votações de 2024, pelo número de eleitores
Os eleitores têm até 10 meses para regularizar pendências e tirar a primeira via do título. O cadastro para as eleições de 2024 se encerra no dia 08 de maio. A resolução das irregularidades é necessária para garantir o exercício do voto.
De acordo com a legislação brasileira, o cadastro dos eleitores só pode ser recebido em até 150 dias antes da data das eleições. A Justiça Eleitoral precisa deste prazo para poder organizar as votações pelo número de votantes.
Para saber como está sua situação eleitoral, a população deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Necessitam da regularidade, aqueles que não votaram, estão sem a justificativa de ausência nas últimas três eleições, ou ainda quem se mudou de município e quer a transferência do local de votação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, para tirar o título, o eleitor deve acessar o site do TSE, no sistema de Autoatendimento – Título Net, enviando a documentação necessária pela internet.
Pela legislação, somente nos anos eleitorais, os jovens de 15 anos que irão completar 16 no dia da votação, podem se alistar. O voto, no entanto, é facultativo, e caso não deseje participar, estará isento de multa.
Conforme o cronograma do TSE, as eleições de 2024 terão início em 06 de outubro, para os cargos de Prefeito e Vereador. Se houver segundo turno, a votação está marcada para dia 27.
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
-
TCE bloqueia novamente contas da Prefeitura de Teresina
A decisão liminar foi proferida nesta segunda-feira (23) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros. -
Promotor quer nulidade dos votos da chapa de vereadores do Republicanos de Piripiri
A ação foi ajuizada pelo promotor Márcio Giorgi Carcará Rocha por suposta fraude à cota de gênero. -
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina. -
Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil. -
Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir