Viagora

Nível de transparência da Alepi cresceu para 75,3%, divulga Franzé

O presidente da casa, deputado Franzé Silva, afirmou que serão tomadas medidas, com objetivo de alcançar o nível diamante, que está entre 90% a 100%.

Nesta quarta-feira (19), o Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), divulgou dados que apontam um crescimento de 30 pontos percentuais na transparência do legislativo estadual piauiense. As informações retiradas do Radar da Transparência Pública mostram que a Alepi saiu de 46,61% em 2022, para 75,3% no primeiro semestre de 2023.

De acordo com a Alepi, as informações são da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e Tribunal de Contas da União (TCU). Também é informado que os critérios que a casa legislativa piauiense avançou foram: receitas, despesas, licitações e contratos, balanço geral, prestação de contas e disponibilização de editais.

Foto: Divulgação/ASCOMNível de transparência da  Alepi aumenta para 75,3%, aponta TCE
Nível de transparência da Alepi aumenta para 75,3%, aponta TCE

O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva, afirmou que serão tomadas medidas para evoluir ainda mais na transparência da casa, com objetivo de alcançar o nível diamante, que está entre 90% a 100% de transparência.

“ Nós saímos de um nível intermediário para o nível prata, nós queremos chegar no nível diamante, e para isso teremos que tomar uma série de outras medidas, como evoluir os sistemas, protocolos, na capacidade de fazer a informação chegar no cidadão”, falou.

Ainda de acordo com o deputado Franzé Silva, a gestão busca levar a Assembleia Legislativa, sistemas de referência no mundo corporativo público, para dar visibilidade as informações internas.

Foto: Divulgação/ASCOMNível de transparência da  Alepi aumenta para 75,3%, aponta TCE
Nível de transparência da Alepi aumenta para 75,3%, aponta TCE

“Disse essa informação logo que cheguei, nós iriamos investir na Assembleia Legislativa nesses dois anos, cerca de R$ 20 milhões, que também passa pela tecnologia de informação. Queremos trazer para cá, sistemas que hoje são referências no mundo corporativo público, que é a possibilidade de trazer aqueles sistemas que dão visibilidade para as informações internas”, disse.

Conforme a Assembleia Legislativa do Piauí, a apresentação dos dados foi realizada em solenidade às 10h, no Salão Nobre da Casa. E contou com a presença do Vice-presidente da Alepi, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), deputado Nerinho (PT), e demais servidores do órgão.

Facebook
Veja também