Ciro Nogueira apresenta PL para punir institutos por pesquisas fraudulentas
Conforme o parlamentar, os institutos têm publicado pesquisas divergentes dos números oficiais, como ocorreu na capital do Piauí, Teresina.
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o projeto de lei nº 3916/2024 que diz respeito à punição de institutos de pesquisas e seus respectivos estatísticos por divulgarem levantamentos fraudulentos.
Conforme o parlamentar, os institutos têm publicado pesquisas divergentes dos números oficiais, como ocorreu na capital do Piauí, Teresina.
Ciro Nogueira explicou que no município piauiense, grande parte dos institutos erraram, pois apontavam a liderança ao candidato Fábio Novo (PT). No entanto, no último domingo (06), Sílvio Mendes (UB) foi eleito prefeito da Capital, contradizendo as pesquisas.
“Depois da desmoralização de institutos fraudulentos pelas urnas Brasil afora, decidi apresentar um projeto de lei (PL 3916/2024) que pune tanto os institutos como os estatísticos responsáveis que divulgarem, na semana da eleição, pesquisas muito divergentes dos resultados das urnas, além da margem de erro”, informou.
O senador afirmou que o instituto que praticar esta irregularidade deve ficar impedido de registrar pesquisas por 5 anos.
“Quem tentar manipular o eleitor com números irreais ficará impedido de registrar novas pesquisas por 5 anos. Em 2026 essa farra vai acabar”, afirmou o senador.
Ciro Nogueira
Pesquisas
-
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina. -
Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil. -
Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses. -
Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno. -
Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir