Viagora

Ciro Nogueira apresenta PL para punir institutos por pesquisas fraudulentas

Conforme o parlamentar, os institutos têm publicado pesquisas divergentes dos números oficiais, como ocorreu na capital do Piauí, Teresina.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) apresentou o projeto de lei nº 3916/2024 que diz respeito à punição de institutos de pesquisas e seus respectivos estatísticos por divulgarem levantamentos fraudulentos.

Conforme o parlamentar, os institutos têm publicado pesquisas divergentes dos números oficiais, como ocorreu na capital do Piauí, Teresina. 

Ciro Nogueira explicou que no município piauiense, grande parte dos institutos erraram, pois apontavam a liderança ao candidato Fábio Novo (PT). No entanto, no último domingo (06), Sílvio Mendes (UB) foi eleito prefeito da Capital, contradizendo as pesquisas.

Foto: Guilherme Freire/ViagoraCiro Nogueira (PP)
Ciro Nogueira (PP)

“Depois da desmoralização de institutos fraudulentos pelas urnas Brasil afora, decidi apresentar um projeto de lei (PL 3916/2024) que pune tanto os institutos como os estatísticos responsáveis que divulgarem, na semana da eleição, pesquisas muito divergentes dos resultados das urnas, além da margem de erro”, informou.

O senador afirmou que o instituto que praticar esta irregularidade deve ficar impedido de registrar pesquisas por 5 anos. 

“Quem tentar manipular o eleitor com números irreais ficará impedido de registrar novas pesquisas por 5 anos. Em 2026 essa farra vai acabar”, afirmou o senador.

Mais conteúdo sobre:

Ciro Nogueira

Pesquisas

Facebook
Veja também