Viagora

Eleições 2024: segundo turno acontece em 51 municípios no Brasil

Nas cidades com mais de 200 mil participantes, o segundo turno é necessário quando nenhum candidato ou candidata consegue a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno.

No dia 27 de outubro, eleitoras e eleitores de 51 municípios brasileiros, entre eles 15 capitais, voltarão às urnas para o segundo turno das Eleições Municipais de 2024, que definirá os novos prefeitos e vice-prefeitos.

Conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral, nas cidades com mais de 200 mil participantes, como também é estabelecido na Constituição Federal, o segundo turno é necessário quando nenhum candidato ou candidata consegue a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, ou seja, mais de 50% dos votos excluindo nulos e brancos. Os dois candidatos mais votados disputarão então uma nova rodada eleitoral, e será eleito quem obtiver a maior quantidade de votos válidos.

Além das 15 capitais, os outros 36 municípios que também realizarão o segundo turno incluem cidades como Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), Niterói (RJ) e Santos (SP). Municípios com menos de 200 mil candidatos elegem seus prefeitos no primeiro turno, sem a necessidade de uma nova votação, bastando que o candidato mais votado conquiste a maioria simples.

Facebook
Veja também