Mais de 2,6 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo no Piauí
A Justiça Eleitoral informou que esta será a maior eleição já realizada, tendo em vista o aumento de 9,8% no número de votantes, em relação a 2020.
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo (06) e o Piauí possui mais de 2,6 milhões de eleitores aptos a votar nos 224 municípios.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), o eleitorado piauiense é formado em sua maioria por homens com idade predominante entre 45 e 59 anos. No estado são 1.386.221 homens ou 51% que irão votar e 1.312.542 mulheres ou 49% do eleitorado.
A Justiça Eleitoral informou que esta será a maior eleição já realizada, tendo em vista o aumento de 9,8% no número de voantes, em relação a 2020, período em que ocorreu a última eleição municipal. Os dados apontam que neste ano de 2024, são 2 milhões 698 mil e 764 eleitores e eleitoras, em contrapartida com os 2 milhões 456 mil e 56 eleitores de 2020.
Com a aproximação das eleições, muitos piauienses que votam no interior do estado já garantiram passagem para sua cidade natal, a fim de exercer o direito ao voto.
De acordo com a administração da rodoviária, cerca de 6.700 pessoas devem embarcar no Terminal Rodoviário Governador Lucídio Portella, em Teresina, até domingo (06). Esse número representa um aumento previsto de aproximadamente 12%.
E-título disponível para download
Vale lembrar que os eleitores têm até este sábado (05) para baixar o aplicativo e-Título, pois no dia da eleição o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade.
Gratuito em todas as plataformas, o aplicativo pode ser utilizado para averiguar o endereço do local de votação e como documento de identificação no ato do voto. Além disso, também é possível justificar a ausência até o dia 5 de dezembro deste ano, prazo concedido pela Justiça Eleitoral.
Horário da votação
A votação do 1º turno das eleições inicia a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h.
Eleições 2024
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir