Franzé solicita ao IBGE correção de mapa com erro em território de litígio
Conforme o parlamentar, diante do litígio a área não é do Piauí e nem do Ceará, por isso a necessidade de fazer a alteração para não levar ao equívoco.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), solicitou que o presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, faça a correção de atlas que apresenta mapa atribuindo a área de litígio territorial de cerca de 2.889 quilômetros quadrados entre Ceará e Piauí ao Estado do Ceará. O requerimento foi lido durante sessão plenária.
Conforme o parlamentar, diante do litígio a área não é do Piauí e nem do Ceará, por isso a necessidade de fazer a alteração para não levar ao equívoco.
“Não pertence nem ao Piauí, nem ao Ceará. Além disso, nós, do Piauí, entramos com ação, que está no Supremo Tribunal Federal, em que defendemos a tese de que essas terras pertencem ao Piauí. Portanto, queremos que esse mapa seja imediatamente corrigido, inclusive, porque ele irá parar nos bancos escolares”, afirmou.
A Alepi, através da Comissão de Estudos Territoriais (Cete), está fazendo o acompanhamento do litígio envolvendo sete municípios da parte piauiense e treze do lado cearense. Uma perícia na área já foi realizada pelo Exército, os parlamentares aguardam a manifestação do STF acerca do caso.
Além disso, o presidente da Casa Legislativa pediu ao líder da bancada piauiense, deputado federal Flávio Nogueira (PT), que impulsione as discussões sobre a pauta.
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir