Projeto de lei concede desconto de até 95% de ICMS no Piauí
A proposta foi lida na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). nessa segunda-feira (29).
Nessa segunda-feira (29), os deputados apreciaram o Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado que institui o programa de anistia de débitos fiscais relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e ao antigo ICM. A proposta foi lida na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
De acordo com o projeto, com a adesão do programa, os descontos podem chegar a 95% dos juros e das multas punitivas e moratórias, se recolhido à vista até 31 de maio de 2024; de 80% dos juros e das multas punitivas e moratórias, pagas em até 24 parcelas mensais, iguais e sucessivas; 60% dos juros e das multas punitivas e moratórias, com pagamento em até 48 parcelas mensais, iguais e sucessivas.
Além disso, os valores resultantes de infrações relacionadas a fatos geradores do ICMS podem ser incluídos na consolidação, se tiverem acontecido até 30 de junho de 2023.
Ainda conforme o PL, o débito fiscal será realizado na data do pedido da adesão no programa, com todos os acréscimos legais vencidos previstos na legislação tributária à época dos respectivos fatos que geraram a obrigação tributária.
“Os débitos quitados com os benefícios previstos nesta lei, os honorários advocatícios decorrentes da cobrança da dívida ativa tributária serão reduzidos na proporção da redução do crédito tributário total”, diz em trecho do PL.
Se os deputados aprovarem o PL, o ingresso no programa será por opção do contribuinte e poderá ser formalizado até 31 de maio deste ano, com homologação no momento do pagamento da parcela única ou da primeira parcela.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Franzé Silva
-
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência -
Rafael Fonteles apresentará pactos colaborativos para os prefeitos eleitos
O governador vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do Estado -
Enzo diz que convidou equipe de Sílvio para discutir sobre Orçamento de Teresina
O presidente da Câmara de Teresina afirmou que esta participação é importante para elaborar uma peça orçamentária que contemple as prioridades da futura administração.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir