Viagora

Protocolo de recuperação de celulares criado no Piauí será lançado em 11 estados

Com a assinatura do acordo de adesão de 11 estados ao Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel).

Na manhã desta quinta-feira (01), a partir das 9h, Pioneiro no Brasil, o Projeto de Recuperação de Celulares do Estado do Piauí, que já recuperou mais de 7 mil aparelhos no período de um ano e meio, será implementado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Com a assinatura do acordo de adesão de 11 estados ao Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel). A solenidade ocorrerá na sede do ministério, em Brasília.

De acordo com o ofício enviado pelo MJSP, a seleção dos 11 estados se deu em razão da utilização do procedimento policial eletrônico (PPE) da Plataforma Sinesp, o que facilita a utilização dos dados quando da implementação tecnológica.

Com o ofício expedido pelo Ministério da Justiça, além do Piauí, foram convidados para a solenidade os secretários da Segurança Pública dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Segundo o superintendente de Operações Integradas (SOI) da Secretaria da Segurança do Piauí (SSP), delegado Matheus Zanatta, além dos mais de 7 mil aparelhos apreendidos e mais de 5 mil recuperados, nos cinco primeiros meses deste ano, houve uma redução de 42% de roubo de celulares no estado, em comparação ao mesmo período do ano passado, e um aumento de quase 200% na retenção de celulares.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também fará a abertura da 2ª edição da Jornada Nacional de Integração de Dados, cujo objetivo é realizar uma série de viagens estratégicas para levantamento das necessidades de integração, negociação de implementação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp), bem como a promoção à melhoria dos dados enviados pelos entes federados.

O ministério destaca que, com base na experiência exitosa do Piauí na recuperação de celulares, vai implementar o protocolo, abrangendo várias fases de cunho investigativo e operacional que levam à recuperação do bem subtraído/roubado, com a identificação dos receptadores, eliminando, dessa forma, o ciclo criminoso e gerando maior sensação de segurança e paz social.

Facebook
Veja também