Confira quais são os cuidados para evitar o novo coronavírus
Segundo cartilha do Ministério da Saúde, como ainda não há vacina ou remédio específico para o novo coronavírus, a maneira correta de evitar o contágio é reforçar a higiene.
O novo coronavírus, denominado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de SARS-CoV-2, causa uma doença respiratória com sintomas semelhantes à gripe, porém mais graves e com letalidade maior. A doença, Covid-19, já infectou mais de 300 mil pessoas em quase todos os países do mundo.
No Brasil, as secretarias estaduais de Saúde contabilizam já 1.980 casos confirmados e 34 óbitos pelo novo vírus. Como ainda não há vacina ou remédio específico para a doença, o Ministério da Saúde declarou que a melhor maneira de prevenir o contágio é reforçar o cuidado com a higiene e evitar sair de casa sem necessidade.
Um boletim divulgado pela pasta informa que deve-se lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão, por um período de 20 segundos. Caso não haja água e sabão disponível, deve-se optar pelo álcool em gel 70%. É importante também não levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos sem que estas estejam higienizadas, o vírus se utiliza das mucosas do rosto para penetrar no corpo.
Por ser uma doença respiratória, a Covid-19 pode causar tosse, febre, falta de ar, coriza e inflamação das vias aéreas. Caso apresente sintomas, a pessoa deve permanecer em casa, dando preferência ao cuidado paliativo dos sintomas. Se apresentar piora, deve-se ir a uma unidade de saúde para receber atendimento médico. Dentre as complicações mais graves da doença, estão pneumonia, insuficiência pulmonar e falência de órgãos, levando ao risco de morte.
Confira algumas das instruções dos órgãos de saúde para Covid-19:
- Foto: Viagora
Ministério da Saúde
Coronavírus
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir