Brasil poderá realizar até 50 mil testes de Covid-19 por dia
Segundo o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, a pasta está concentrando esforços para aumentar o número de testes diários, que atualmente totalizam 4 mil por dia.
Nesse sábado, o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, disse que o Brasil poderá realizar entre 30 mil e 50 mil testes, por dia, para diagnosticar a infecção pelo novo coronavírus. Atualmente são feitos cerca de 4 mil testes por dia.
“Estamos fazendo o máximo possível de acordo com a disponibilidade de insumos neste momento e de acordo com realidade do Brasil”, disse em entrevista coletiva para apresentar o Boletim Epidemiológico Diário.
- Foto: Marcello Casal Jr./Agência BrasilWanderson Kleber de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde.
Segundo ele, não será possível fazer o teste em todas as pessoas, mas será feita a testagem em quantidade suficiente para analisar a propagação da doença.
“Teremos testes em quantidade suficiente para realizarmos a avaliação do cenário epidemiológico. Não teremos testes para todas as pessoas. Os testes são para conhecer a epidemia e para algumas regiões do país para que a gente possa tomar a decisão baseada na evidência mais robusta possível”, declarou Wanderson.
O secretário informou que serão criados centros de coleta, onde as pessoas com sintomas leves farão os testes e receberão o resultado pelo celular em até 36 horas.
“Ainda não implementamos porque esperando as máquinas serem instaladas no parceiro privado que ganhar a concorrência. Estamos trabalhando para que isso seja o mais breve possível. Devemos iniciar o piloto em Curitiba e no Rio de Janeiro, com as máquinas da Fundação Oswaldo Cruz. Estamos em parceria com o Instituto Butantan para o estado de São Paulo”, afirmou.
Com informações da Agência Brasil.
Ministério da Saúde
Coronavírus
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir