Viagora

Brasil adota uso de máscaras como política de saúde pública

O Governo do Piauí também tornou necessário o uso de Equipamentos de Proteção Individual ao sair de casa.

Depois que o Ministério da Saúde determinou a máscara de proteção como acessório importante no combate à disseminação do coronavírus, a atitude passou a ser tratada como políticas públicas de prefeituras e governos estaduais.

Seguindo a orientação, o Governo do Piauí também tornou necessário o uso de Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPIs, desde a última quarta-feira, dia 22 de abril.

O decreto do governo estabelece que o cidadão, quando extremamente necessário sair de casa, utilize a máscara que pode ser confeccionada de forma caseira, mas contendo tecido duplo.

Dentre os estados que já adotaram a medida estão Distrito Federal, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Pará, Rondônia, São Paulo, Manaus, Paraíba e Minas Gerais.

Mesmo com o uso da máscara de proteção, o Ministério da Saúde considera indispensável a adoção das medidas preventivas como manter distanciamento de no mínimo 2 metros das outras pessoas.

  • Foto: ViagoraCuidados e prevenção contra o novo coronavírus.Cuidados e prevenção contra o novo coronavírus.

Em relação aos cuidados com a máscara, orienta que ainda assim seja evitado tocar a região dos olhos e a própria máscara, pois a mão pode conter o vírus e acabar passando para o equipamento de proteção.

Lavar as mãos com frequência com água e sabão, fazer o uso do álcool em gel quando não tiver torneira próximo, evitar tocar superfícies são medidas que ajudam a prevenir o contágio por coronavírus.

Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Ministério da Saúde

Facebook
Veja também