Hemopi estimula doações de sangue com Desafio Solidário no Piauí
A ação tem o objetivo de incentivar a população a fazer doações na Semana do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro.
Na semana em que se comemora o Dia Nacional do doador voluntário de sangue, celebrado em 25 de novembro, a segunda edição do Desafio Solidário foi lançada nesta quarta-feira (23), pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). A ação tem o objetivo de incentivar a população a fazer doações neste mês simbólico.
A celebração da data foi antecipada para esta quarta-feira, diante dos jogos do Brasil na Copa do Mundo no Catar que também fez parte da decoração da festa na unidade em Teresina. O diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins, destacou que uma programação especial acontecerá em todos os hemocentros do Estado para atrair novos doadores.
“Preparamos uma programação especial para a semana de 20 a 26 de novembro em todas as unidades do Hemopi, em Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – com música, lanche diferenciado, entre outros incentivos para atrair e agradecer aos doadores que colaboram com o hemocentro ao longo do ano”, conta o diretor-geral do Hemopi.
Além disso, o Desafio Solidário também tem o objetivo de garantir mais parceiros para o Hemopi para auxiliar na manutenção do estoque do hemocentro, como explica o diretor-geral Jurandir Martins.
“Ao longo do ano, o Hemopi desenvolve ações com vários parceiros – Igrejas, escolas, empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil – que ajudam a manter o estoque do hemocentro. Seja na capital ou nas unidades do interior, essas parcerias são muito importantes, pois fortalecem o vínculo com a comunidade e incentivam outras a fazerem o mesmo”, explica.
De acordo com o Hemopi, as instituições públicas ou privadas podem se juntar ao desafio com um grupo, basta agendar um horário até o dia 30 de novembro. O agendamento está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e pode ser realizado em todas as quatro unidades do Hemopi via telefone ou através do e-mail [email protected]. Confira o número dos centros em diferentes municípios:
Teresina (86) 3221 8320, Parnaíba (86) 32212854, Picos (89) 3421 2138, Floriano (89) 3522 2020 ou 3522 2922.
Ainda segundo o hemocentro, o grupo que mais garantir doadores para o Hemopi no período estimulado vence a premiação. Serão oito ganhadores, sendo dois em cada unidade. O centro divulgará o resultado do desafio em 02 de dezembro.
O Hemopi informou ainda que para ser um doar de sangue é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, estar saudável, sem sintomas de gripe ou resfriado, estar alimentado e portar documento oficial com foto. Se uma pessoa menor de 18 anos quiser se juntar ao ato solidário, é necessário a autorização dos pais e/ou responsáveis legais.
Com relação ao funcionamento do Hemopi, a unidade de Teresina está disponível de segunda a sexta, de 7h15 às 18h. Aos sábados e feriados até às 17h. Já os hemocentros regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda a sexta de 7h30 às 18h.
Levantamentos do Hemopi
Dados referente ao período de 2022 até outubro deste ano apontam que o Hemopi cadastrou 465.196 doadores que realizaram, nesse período, 927.985 doações de sangue.
Segundo o Hemopi, a média de doações de sangue registrada foi de 50 mil por ano nos últimos anos, este número representar aproximadamente 4 mil doações/mês.
Hemopi
-
Hospital Estadual de Esperantina realiza mais de mil atendimentos em 2024
De acordo com a Sesapi, o hospital consolidou-se como referência em cirurgias ortopédicas e traumatologia na região. -
Teresina inicia agendamento para 1ª dose vacina contra dengue nesta segunda
A FMS disponibiliza 7 mil doses no novo lote e orienta população sobre o esquema vacinal e pontos de atendimento -
FMS de Teresina faz campanha de conscientização para diagnóstico da Hanseníase
Ações incluem capacitação de agentes de saúde e busca ativa em UBSs para identificar novos casos da doença -
Sesapi recebe kits de medicamentos para atender vítimas das chuvas de Picos
Itens incluem anti-inflamatório, analgésicos e insumos hospitalares, que também podem ser destinados a outras cidades que estejam passando por estado de calamidade devido às chuvas -
Transporte Eletivo atendeu mais de 111 mil pacientes no Piauí em 2024
Com frota 23 micro-ônibus adaptados, serviço oferece transporte para pacientes entre municípios e Teresina
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir