Viagora

RFCC-PI reforça importância da prevenção do câncer de próstata

O câncer de próstata no Piauí, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), causou a morte de 269 pessoas, no período de 2010 até 2020.

O câncer de próstata no Piauí, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), causou a morte de 269 pessoas, no período de 2010 até 2020. O está em segundo lugar no Nordeste, em questões de números de óbitos pela doença na região.

Devido a esses números, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI), alerta para os perigos da doença. A presidente da instituição, Carmem Campelo, comenta que no Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, a entidade irá reforçar a importância dos homens terem mais atenção à saúde. “É um chamado pela vida e nos articulamos diariamente para levar conhecimento a quem precisa. Este mês é um reforço para que os homens tenham mais atenção à saúde”, disse.

De acordo com a RCC-PI, a entidade atua na promoção de ambientes sociais mais conscientes contra diversos tipos de câncer por meio de seus projetos e ações direcionadas aos pacientes oncológicos. Também é informado que os homens devem estar atentos a sintomas como dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen, que aparecem na fase final do câncer.

Ainda de acordo com a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí, na fase inicial a doença não apresenta sintomas, por isso é necessário realizar exames preventivos. A entidade informa que homens a partir dos 45 anos, que possuem fatores de risco, ou a partir de 50 anos, sem os fatores, precisam procuram um urologista para tratar a respeito do exame de toque retal e demais procedimentos necessários.

Facebook
Veja também