Viagora

Covid: mais de um milhão de piauienses tomaram a dose de reforço

De acordo com a Sesapi, para alcançar mais piauienses vacinados contra a Covid-19, em todas as etapas de imunização, a secretaria vem trabalhando, junto com os municípios.

Nesta segunda-feira (07), o estado atingiu a marca de 1.016.408 doses de reforço aplicadas contra a Covid-19, de acordo com nos números do Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

De acordo com a Sesapi, para alcançar mais piauienses vacinados contra a Covid-19, em todas as etapas de imunização, a secretaria vem trabalhando, junto com os municípios, estratégias para que as vacinas possam chegar de formar mais célere aos braços da população. 

Foto: Luis Marcos/ ViagoraVacina
Vacina

“O Governo do Piauí, Sesapi e municípios debatem diariamente, através dos técnicos da secretaria, soluções que ajudam aumentar a quantidade de pessoas vacinadas. Nossas equipes estão sempre atentas às demandas dos profissionais que estão na ponta aplicando à vacina, para que o trabalho seja realizado de forma efetiva”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

No Brasil, a dose de reforço está disponível para toda população acima de 18 anos, que recebeu a segunda dose há 04 meses. Quem se contaminou com o coronavírus deve esperar o prazo de 30 dias, após a confirmação da infecção, para receber a terceira dose. Gestante e puérperas, acima de 18 anos, precisam esperar 45 dias após o parto para tomar sua dose complementar.  

Além da terceira dose, também está disponível para a população imunossuprimida uma quarta dose, que deve ser tomada quatro meses após ter recebido o imunizante de reforço.

A imunização deve ser feita obrigatoriamente com o imunizante da Pfizer.  Estão incluídos no grupo pessoas com imunodeficiência primária grave, em tratamento quimioterápico, que fizeram algum tipo de transplante de órgãos ou de células tronco, que vivem com HIV/AIDS ou realizam hemodiálise.

Facebook
Veja também