Ministério da Saúde informa redução de vacinas BCG enviadas ao Piauí
Segundo a Sesapi, a medida afeta todos os Estados, visto que, o Ministério da Saúde afirmou, através de nota técnica, que há uma disponibilidade limitada do imunizante no estoque nacional.
Nessa sexta-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que enviou uma nota técnica aos municípios do Estado informando sobre a redução da quantidade de vacinas BCG que será encaminhada a cada cidade.
Segundo a Sesapi, a medida afeta todos os Estados, visto que, o Ministério da Saúde afirmou, através de nota técnica, que há uma disponibilidade limitada do imunizante no estoque nacional. O problema de deve às dificuldades encontradas para adquirir o imunobiológico.
A Coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros, explica que esta redução se prolongará por sete meses e pede que a vacina seja utilizada de forma racional.
“A previsão do ministério é de manter esta readequação pelos próximos sete meses. Diante disso pedimos o uso racional desta vacina por este período”, disse a Coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros”, enfatiza.
De acordo com a Secretaria, o Ministério da Saúde ainda não comunicou a quantidade que será reduzida em cada Estado, mas reforçou a importância de informar registro das doses de vacina administradas e das perdas vacinais. A ação auxilia no acompanhamento e monitoramento da imunização realizada nos Estados, além de contribuir para as adequações necessárias na reprogramação do encaminhamento das doses.
Segundo a Coordenadora Kássia Barros, o Plano Nacional de Imunização enviou ao Piauí 93.240 doses da vacina BCG até maio deste ano. A informação é importante para promover um planejamento de compras futuras do imunizante.
“Este registro é importante também para apoiar, futuramente, o Ministério da Saúde na realização de um planejamento de compra mais próximo possível da necessidade real dos estados. Tão logo a situação do estoque nacional da vacina BCG seja regularizada, a SVS retomará a distribuição deste imunobiológico, conforme a solicitação dos estados”, explica a coordenadora de Imunização da Sesapi.
A Sesapi informa ainda que o imunizante BCG é responsável por proteger contra a tuberculose, doença infecciosa com transmissão aérea. A doença pode ser transmitida através do espirro, da fala ou da tosse de alguém contaminada e ativa, semelhante a transmissão do coronavírus. Dessa forma, é a vacinação deve ser administrada logo após o nascimento, ainda na maternidade.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Ministério da Saúde
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir