Ministério da Saúde vai monitorar varíola dos macacos no Brasil
O objetivo é elaborar um plano de ação para rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.
Nesta segunda-feira (23), o Ministério da Saúde informou a criação de “Sala de Situação” para monitorar o cenário da varíola dos macacos – vírus Mokeypox – no Brasil. O objetivo é elaborar um plano de ação para rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.
O Ministério da Saúde, em nota informa não haver ainda casos registrados no Brasil, mas que o seguimento serve para orientar profissionais da saúde na identificação desta varíola. "Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país. A pasta encaminhou aos estados um comunicado de risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença”.
No último sábado (21), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações constituiu uma Câmara Técnica Temporária de Pesquisa – Câmara Pox MCTI para acompanhar os desdobramentos científicos sobre este vírus.
A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Em casos de potencial de pandemia, a vigilância de doenças com potencial para emergência em saúde pública é monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Nacional), que atua de forma permanente, detectando informações 24 horas por dia.
A medida de vigilância científica com consulta a especialistas é necessária, segundo o órgão, diante de casos de infecção registrados em países como Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, em maio deste ano.
Por Isadora Cavalcante
Com informações da Agência Brasil.
Ministério da Saúde
Governo Federal
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir