Sesapi faz alerta aos municípios sobre controle da dengue no Piauí
O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, ainda anunciou que o Estado receberá 4 mil litros do veneno Cielo, utilizado para matar o mosquito adulto, que chegará ate o final desta semana.
Durante a reunião da Comissão Intergestora Bipartite nesta quarta-feira (25), o secretário de Saúde fez um alerta aos municípios piauienses sobre as prevenções contra as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypit diante do aumento dos casos de dengue e chikungunya no Piauí.
Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Estado já registrou três mortes por dengue. Neris Júnior afirma que a situação é preocupante e que o Piauí apresentou um aumento significativo dos casos.
“Estamos muito preocupados com a situação, tanto da dengue como da chikungunya, no nosso estado, que apresentaram um aumento significativo este ano. Por isso pedimos aos nossos municípios que mantenham todos os cuidados necessários para evitar proliferação do Aedes Aegypti, de forma continua e que estejam trabalhando junto com sua população”, afirma.
Na oportunidade o gestor da pasta ainda anunciou que o Estado receberá 4 mil litros do veneno Cielo, utilizado para matar o mosquito adulto, que chegará ate o final desta semana.
“Nós vamos está recebendo este inseticida até o final desta semana e disponibilizando aos municípios através das nossas regionais de saúde”, explica.
Segundo a Sesapi, o secretário também afirmou que 37 municípios ainda não realizaram a inserção de dados sobre os casos no Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (SIES). O gestor explica que as informações são importantes para o monitoramento epidemiológico e posterior envio de inseticida as cidades impactadas.
“Para que a Sesapi faça a entrega desses produtos químicos o Ministério da Saúde exige que os municípios estejam com os dados atualizados, pois é através deles que são analisadas a situação epidemiológica de cada cidade. Para receber o Cielo também é necessário que o gestor municipal faça a solicitação à sua regional de saúde”, alerta Neris Júnior.
Por fim, o secretário de saúde pediu o apoio e colaboração da população no enfrentamento ao mosquito e explicou as medidas que devem ser adotadas para controlar esse cenário.
“A principal medida preventiva para o controle das arboviroses é evitar recipientes e vasilhames ou qualquer local que cumule água nas áreas externas e internas das residências, uma vez que esses locais podem se transformar rapidamente em criadouros para o mosquito, por isso pedimos que todos mantenha a limpeza desses locais”, complementa.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir