Piauí tem aumento de 706,3% nos casos de dengue, aponta Sesapi
O registro conta com 22.303 casos prováveis notificados em 207 municípios, enquanto que em 2021, foram 2.766 em 101 municípios.
Nesta quarta-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou um boletim epidemiológico a respeito da transmissão de Dengue e Chikungunya, que apontam aumento das doenças no estado.
Segundo a Sesapi, em dados da 31ª Semana Epidemiológica o aumento dos casos de Dengue de 2022 em relação ao mesmo período no ano anterior foi de 706,3%. O registro conta com 22.303 casos prováveis notificados em 207 municípios, enquanto que em 2021, foram 2.766 em 101 municípios. O Supervisor de Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, comenta que os números impressionam, pois, é uma comparação com o mesmo período com o ano passado, mas que desde a 17 ª semana epidemiológica, reduções nos casos estão sendo notadas.
“O aumento é chamativo em relação ao ano passado, no entanto, quando analisamos os dados que estamos recebendo dos nossos municípios em 2022, percebemos que desde a 17ª Semana Epidemiológica, estamos tendo uma redução no número de notificações a cada semana. Obviamente, a redução não significa que podemos deixar de nos preocuparmos. A Sesapi continuará com o trabalho conjunto ao município e a população deve continuar nos ajudando no enfrentamento ao mosquito vetor da doença”, explica.
O documento apresenta também, apresenta dados a respeito do Zika Vírus que aponta diminuição nos casos de 15,4%, comparado ao mesmo período de 2021, até o momento, são 11 casos notificados em quatro municípios piauienses.
Ainda segundo a Sesapi, o documento mostra dados atualizados em relação a Chikungunya, apresentando um aumento nos casos notificados de 4.101%. Em 2022, foram registradas 8.108 notificações em 141 municípios e três óbitos, sendo que no mesmo período em 2021, foram 193 notificações em 26 cidades.
De acordo com o secretário de estado da saúde, Neris Júnior, informa que a secretaria de saúde está traçando estratégias com os municípios para reduzir os casos. “Nós estamos trabalhando mantendo contato constante com os municípios para traçarmos estratégias de redução de casos. Nós já falamos isso e voltamos a reforçar. É essencial que a população trabalhe junto das nossas ações para que cada município apresente uma redução de casos. Evitar o surgimento de criadouros do mosquito é a melhor forma de evitar novos casos tanto de dengue como chikungunya”, diz o gestor.
Conforme a Sesapi, as cidades piauienses com maior incidência de casos de dengue desde a primeira semana epidemiológica, foram as cidades de Novo Santo Antônio; Wall Ferraz; Massapê do Piauí; Antônio Almeida e Patos do Piauí.
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir