Ministério da Saúde recomenda máscara contra varíola dos macacos para grávidas
Na noite dessa segunda-feira (1), o Ministério da Saúde emitiu pasta de recomendação a gestantes, lactantes e com bebês recém-nascidos.
Na noite dessa segunda-feira (1), o Ministério da Saúde emitiu pasta de recomendação a gestantes, lactantes e com bebês recém-nascidos para prevenção contra a varíola dos macacos. Na nota técnica é recomendado utilização de máscaras e uso de preservativos em qualquer tipo de contato sexual.
“Considerando o rápido aumento do número de casos de MPX (monkeypox) no Brasil e no mundo, associado à transmissão por contato direto e, eventualmente, por via aérea, recomenda-se que as gestantes, puérperas e lactantes: mantenham uso de máscaras, principalmente em ambientes com indivíduos potencialmente contaminados com o vírus, usem preservativo em todos os tipos de relações sexuais (oral, vaginal, anal) uma vez que a transmissão pelo contato íntimo tem sido a mais frequente”, destaca o documento.
Grupos de Risco
O Ministério da Saúde informa que, além das grávidas, crianças com menos de 8 anos e imunossuprimidos integram o grupo de risco para a varíola dos macacos. Por isso, segundo o documento, os laboratórios devem priorizar o diagnóstico dessas pessoas, "visto que complicações oculares, encefalite e óbito são mais frequentes". O grupo deve se manter afastado de pessoas que apresentem febre e lesões cutâneas e em casos suspeitos, procurar ajuda médica imediatamente.
O que é a Varíola do Macaco?
É uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Geralmente as lesões na pele aparecem do 1° ao 3° dia após o início da febre, é comum surgir pela primeira vez no rosto e ir se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés.
Os pacientes sintomáticos, a recomendação é manter isolamento por 21 dias e monitorar os sinais da doença. Caso persistam, a orientação é repetir o teste. A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.
Com informações da Agência Brasil
Ministério da Saúde
Varíola dos macacos
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir