Ministério da Saúde recomenda máscara contra varíola dos macacos para grávidas
Na noite dessa segunda-feira (1), o Ministério da Saúde emitiu pasta de recomendação a gestantes, lactantes e com bebês recém-nascidos.
Na noite dessa segunda-feira (1), o Ministério da Saúde emitiu pasta de recomendação a gestantes, lactantes e com bebês recém-nascidos para prevenção contra a varíola dos macacos. Na nota técnica é recomendado utilização de máscaras e uso de preservativos em qualquer tipo de contato sexual.
“Considerando o rápido aumento do número de casos de MPX (monkeypox) no Brasil e no mundo, associado à transmissão por contato direto e, eventualmente, por via aérea, recomenda-se que as gestantes, puérperas e lactantes: mantenham uso de máscaras, principalmente em ambientes com indivíduos potencialmente contaminados com o vírus, usem preservativo em todos os tipos de relações sexuais (oral, vaginal, anal) uma vez que a transmissão pelo contato íntimo tem sido a mais frequente”, destaca o documento.
Grupos de Risco
O Ministério da Saúde informa que, além das grávidas, crianças com menos de 8 anos e imunossuprimidos integram o grupo de risco para a varíola dos macacos. Por isso, segundo o documento, os laboratórios devem priorizar o diagnóstico dessas pessoas, "visto que complicações oculares, encefalite e óbito são mais frequentes". O grupo deve se manter afastado de pessoas que apresentem febre e lesões cutâneas e em casos suspeitos, procurar ajuda médica imediatamente.
O que é a Varíola do Macaco?
É uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos. Geralmente as lesões na pele aparecem do 1° ao 3° dia após o início da febre, é comum surgir pela primeira vez no rosto e ir se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés.
Os pacientes sintomáticos, a recomendação é manter isolamento por 21 dias e monitorar os sinais da doença. Caso persistam, a orientação é repetir o teste. A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.
Com informações da Agência Brasil
Ministério da Saúde
Varíola dos macacos
Vigilância Sanitária emite recomendação para controle de "superfungo" no Piauí
Conforme a recomendação, o superfungo pode acometer pacientes hospitalizados, causando infecções invasivas e de alta mortalidade.Sesapi realizará oficina sobre combate ao tabagismo para profissionais do SUS
De acordo com a Sesapi, a oficina ocorrerá no âmbito da campanha do Dia Mundial sem Tabaco, celebrada em 31 de maio.FMS de Teresina faz abertura da campanha de vacinação contra HPV nesta sexta
De acordo com a FMS, o evento, acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Buenos Aires e será aberto ao público.Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense.Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir