Anvisa orienta clínicas de reprodução assistida sobre Varíola dos Macacos
Conforme a Anvisa, pessoas com sintomas da doença não doem embriões e gametas pelo período mínimo de 21 dias.
Por meio de Nota Técnica a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou orientações aos centros de reprodução humana (CRHA) assistida sobre os riscos da varíola dos macacos.
Conforme a Anvisa, mesmo não sendo apresentada transmissão viral através de células de embriões sangue e tecidos, existe potencial para esta disseminação pelo material biológico.
A recomendação na nota técnica pede que, pessoas com sintomas da doença não doem embriões e gametas pelo período mínimo de 21 dias – entre o início dos sintomas e a cura das lesões – o mesmo vale a pacientes assintomáticos.
Ainda em trecho, o alerta se estende aos médicos e demais responsáveis pelos CRHA para que observem sinais de sintomas sugestíveis a doença.
“A nota técnica alerta aos médicos, aos responsáveis pelos CRHA e aos pacientes que observem sinais ou sintomas sugestivos da doença, ou mesmo se os pacientes tiveram contatos com pessoas ou animais doentes, para que possam realizar criteriosa avaliação de riscos e benefícios, considerando as possíveis complicações relacionadas à infecção com MPXV [vírus da varíola] durante a gravidez.”, destaca.
Em precaução, o Ministério da Saúde publicou nesta mesma data – terça-feira (23) – campanha nacional de prevenção a varíola dos macacos. Para Marcelo Queiroga, mesmo não havendo tratamento específico para a doença, existem formas médicas de se lidarem mediante os sintomas do paciente.
Com informações da Agência Brasil.
Anvisa
Ministério da Saúde
Vigilância Sanitária emite recomendação para controle de "superfungo" no Piauí
Conforme a recomendação, o superfungo pode acometer pacientes hospitalizados, causando infecções invasivas e de alta mortalidade.Sesapi realizará oficina sobre combate ao tabagismo para profissionais do SUS
De acordo com a Sesapi, a oficina ocorrerá no âmbito da campanha do Dia Mundial sem Tabaco, celebrada em 31 de maio.FMS de Teresina faz abertura da campanha de vacinação contra HPV nesta sexta
De acordo com a FMS, o evento, acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Buenos Aires e será aberto ao público.Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense.Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir