Projeto da UFPI desenvolve programa que facilita diagnóstico de câncer renal
O software, é capaz de analisar exames e facilitar o diagnóstico por nefropatologistas, que são os especialistas em doenças renais.
Jair Oliveira, estudante do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveu um software chamado “Smart Pathology Plataform”, um suporte aos profissionais de saúde para o diagnóstico de patologias renais, inclusive o câncer.
O software, é capaz de analisar exames e facilitar o diagnóstico por nefropatologistas, que são os especialistas em doenças renais. O estudo contou com orientação de dois professores, a professora Keylla Urtiga e o professor Vinícius Machado.
De acordo com o professor Vinícius Machado, o programa é fruto de uma pesquisa defendida no doutorado em Biotecnologia (RENORBIO/UFPI). “Eu tive a oportunidade de coorientar a tese da Nayse Aldeman, em que este mesmo software tinha funcionalidade voltada ao ensino de medicina. Nesse primeiro momento a inteligência artificial fazia a leitura das imagens apresentadas pelos alunos, indicando aspectos e atributos mais relevantes a serem observados”, explicou.
Já no segundo projeto, de iniciação tecnológica do aluno Jair Oliveira, o software adquiriu a missão que auxilia no diagnóstico clínico. Segundo o professor Vinícius, o funcionamento é o mesmo, porém, dessa vez é voltado aos profissionais. “O funcionamento é o mesmo do anterior, contudo, voltado para o uso profissional. É feito a análise pela inteligência artificial das imagens clínicas e dependendo do tempo de resposta e observação da lâmina renal pelo patologista o diagnóstico pode sair em até 20 segundos. É necessária a confirmação do diagnóstico por um especialista, mas é válida a forma como o software agiliza todo o processo”, ressaltou.
Universidade Federal do Piauí - UFPI
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir