Mais de 1.650 cirurgias de catarata já foram realizadas no Piauí
De acordo com o secretário estadual de saúde Neris Júnior espera-se realizar 20 mil cirurgias até o fim de 2022.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizou 1.657 cirurgias de catarata na primeira etapa do Projeto "Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos - Oftalmologia, 2022", que tem como objetivo realizar mais de 12 mil cirurgias.
De acordo com a Sesapi, os primeiros procedimentos de triagem e consultas foram realizados nas regiões da Planície Litorânea, Cocais e Vale do Guaribas. Na cidade de Piripiri, cerca de 1.101 pessoas foram selecionadas na triagem e 881 fizeram cirurgias.
Já no municipio de Esperantina, 518 pessoas passaram por triagem e 414 foram operadas. Em Luzilândia, no processo de triagem foram atendidas 258 pessoas, pela cirurgia foram 206. Na cidade de Cocal na triagem passaram 195 pessoas e pela cirurgia passaram 156. O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, comenta que a Sesapi tem a expectativa de realizar 20 mil cirurgias até o fim de 2022. “Vamos tentar atender a demanda reprimida, que infelizmente ainda ficou da pandemia. Nosso objetivo é operar mais de 12 mil pessoas, apenas de catarata, porém a perspectiva é de realizar mais de 20 mil cirurgias até o final de 2022, entre as de rotina e os mutirões, de diversas especialidades, que acontecerão na capital e no interior”, disse.
Ainda de acordo com a Sesapi, foi realizado no ultimo fim de semana uma triagem na cidade de Parnaíba onde se pretendia atender os moradores da planície litorânea, onde foram atendidas 1.055 pessoas, onde se tem a expectativa que cerca de 844 cirurgias sejam feitas, de 22 a 25 de setembro. O órgão infirma também que no Vale de Guaribas, as cirurgias já iniciaram no dia 19 e seguem até o dia 29 de setembro.
Segundo a Sesapi, durante o processo de triagem cerca de 2.751 pessoas, em 42 municípios foram atendidas 2.751 pessoas, onde espera-se que 2.200 delas passem pelo procedimento. O secretário de saúde informa que o mutirão é composto por duas etapas, a consulta e o pós-operatório. “O mutirão é dividido em algumas etapas. Primeiro, acontece a consulta, em que serão triados os usuários que necessitam e estão aptos a realizar procedimentos cirúrgicos. Depois, a cirurgia é efetuada. Por fim, há o pós-operatório, que possibilita assistência às intercorrências para pacientes”, explica o gestor.
Ainda segundo a Sesapi, o projeto vai passar pelas cidades piauienses até novembro deste ano, e tem como prioridade realizar cirurgias de idosos acima de 60 anos, preferencialmente aquelas pessoas que já estão integrados ao sistema de regulação ara cirurgias de catarata. Neris Júnior, informa que os pacientes que desejam passar pela cirurgia precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde da cidade em que reside. “Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos os pacientes precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber as necessidades ou não de cirurgia”, reforça o gestor.
Sesapi conclui obra de reforma da Farmácia do Povo em Parnaíba
A reforma da unidade Parnaíba atende aos critérios da legislação vigente para as boas práticas de armazenamento e dispensação de medicamentos.Hospital Estadual de Esperantina realiza mais de 2 mil cirurgias em 2024
O hospital apresentou um aumento de 28% nas cirurgias eletivas em relação ao ano de 2023Hospital Infantil de Teresina promove ação natalina para crianças internadas
A ação ocorreu nessa quarta-feira (11), e contou com a visita do Papai Noel e da Mamãe NoelSesapi lança cartilha educativa para cuidados com gestantes no Piauí
O lançamento ocorreu nessa terça-feira (10), no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER).Sesapi recomenda funcionamento das UBSs no recesso de fim de ano
O documento foi assinado pelo secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir