Vacinação contra poliomielite é intensificada pelo Ministério da Saúde
A estratégia tem como meta, mobilizar pais e responsáveis para a imunização de crianças de menos de cinco anos contra o vírus que causa a paralisia infantil.
Foi promovido em Brasília, pelo Ministério da Saúde, neste sábado (24), a vacinação contra a poliomielite e multivacinação. A ação, contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga.
A estratégia tem como meta, mobilizar pais e responsáveis para a imunização de crianças de menos de cinco anos contra o vírus que causa a paralisia infantil e a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Para Queiroga, o desafio é não permitir que a poliomielite seja reintroduzida no Brasil. “Nós temos um grande desafio, não permitir que a poliomielite seja reintroduzida no Brasil, nós temos 15 milhões de crianças para vacinar e precisamos que vocês nos ajudem para que possamos trazer os pais e avós para vacinar pelo menos 95% dessas crianças", explicou.
O último caso registrado da Poliomielite no Brasil, foi no ano de 1989, na cidade de Sousa, no estado da Paraíba.
As crianças de um a quatro anos, devem tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa gotinha, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Até o momento, cerca de seis milhões de doses foram aplicadas no Brasil.
Desde 2016, a vacinação contra a poliomielite está abaixo de 95%, que é o índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No ano passado, o número foi muito inferior ao recomendado, com menos de 70% das crianças sendo vacinadas, segundo o DataSUS.
Além da campanha vacinal, o evento também marca os 32 anos da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), concebido pela Constituição de 1988.
Com informações da Agência Brasil.
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.Evangelina Rosa promove evento em homenagem ao dia Dia Mundial da Prematuridade
Conforme informações divulgadas pelo Governo do Piauí, a programação foi elaborada para promover reflexão, disseminação de informações e apoio.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir