Piauí registrou 692 novos casos de Hanseníase em 2022, diz Sesapi
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), 22 dos casos foram registrados em pessoas menores de 15 anos.
Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou dados que mostram que em 2022 o estado registrou 692 novos casos de Hanseníase.
De acordo com a Sesapi, 22 dos casos foram registrados em pessoas menores de 15 anos. A secretaria a doença ainda é identificada no Piauí, devido a isso, o mês de janeiro é dedicado ao combate à doença, com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas da Hanseníase.
Ainda de acordo coma Sesapi, durante a campanha também busca-se mobilizar os profissionais de saúde em uma busca ativa para identificar diagnósticos precocemente e prevenção a sequelas. A supervisora de Hanseníase do órgão comenta sobre a importância do trabalho de conscientização a respeito da doença.
“Ter todo um trabalho de conscientização e fazer com que as pessoas procurem os serviços de saúde para identificar rapidamente a doença é essencial. Um tratamento precoce é o principal passo para evitar uma evolução negativa da doença. Ter casos da doença em menores de 15 anos também chama uma atenção para as pessoas observarem cada vez mais os sinais e sintomas para buscar o serviço de saúde em momento oportuno”, comentou.
A supervisora de Hanseníase da Sesapi informou que o diagnóstico rápido permite um tratamento mais efetivo. “O diagnóstico rápido nos permite um tratamento precoce que é mais efetivo na interrupção do ciclo de contaminação, ajudando assim a reduzir o número de possíveis novos casos no estado”, disse.
A Secretaria de Estado da Saúde informou também que nessa quinta-feira (19), ocorrerá atividades a partir das 9h no pátio da Sesapi, além disso também ocorrerá homenagens a figuras importantes que atuam no combate a doença.
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir