Anvisa anuncia restrição de 11 pomadas modeladoras para tranças
De acordo com a Anvisa, ao todo, 11 pomadas modeladoras estão com a venda suspensa para que haja investigação das substâncias contidas nesses produtos.
Após relatos de clientes com problemas de saúde ocasionados pelo uso de pomadas capilares, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciou a restrição e o recolhimento de pomadas capilares para modelar tranças.
De acordo com a Anvisa, ao todo, 11 pomadas modeladoras estão com a venda suspensa para que haja investigação das substâncias contidas nesses produtos e as marcas possam regularizá-las.
O que é o produto?
A pomada é um cosmético geralmente utilizado para fixação de penteados. De acordo com a tricologista Rosi Ribeiro, as pomadas possuem substâncias conservantes que permitem validade maior do produto, porém, que podem causar efeitos adversos nos usuários.
Esses problemas surgem após o contato do produto com a água, que faz a pomada escorrer pelo rosto e olhos. Para a tricologista, a melhor forma de prevenção de efeitos negativos é a informação.
De acordo com a Anvisa, a interdição dessas pomadas é uma medida cautelar que visa proteger a saúde da população e que permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências são recolhidas para uma investigação mais aprofundada do caso.
A Anvisa ainda alerta para no caso de o consumidor ter um dos produtos em casa e entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução. Caso o produto já tenha sido usado, em caso de qualquer efeito adverso, o conselho da Anvisa é para procurar imediatamente o serviço de saúde e informar a agência pelas páginas de cidadão e profissional que maneja o produto ou de empresas e profissionais de saúde.
Anvisa
Sesapi inicia programação do Novembro Azul com atendimentos
A ação é de conscientização sobre a saúde do homem realizada na Praça da Bandeira nessa sexta (01).Dia do Servidor Público: serviços essenciais de saúde continuam operando em Teresina
Embora o prefeito Dr. Pessoa tenha decretado ponto facultativo, os serviços de saúde são considerados essenciais e não podem ser paralisados.FMS de Teresina promove curso para gestantes na UBS Poti Velho
O curso aborda temas como os sinais e sintomas comuns na gestação, orientações sobre o parto, cuidados pós-parto, nutrição materna, amamentação e cuidados com o recém-nascido.Inscrições para seletivo com 136 vagas para estágio em medicina é prorrogado no Piauí
A bolsa para os estagiários é de R$ 850,00, além de auxílio transporte.Secretaria de Saúde faz alerta sobre aumento dos casos de sífilis no Piauí
O Boletim Epidemiológico da Sífilis, referente ao período de de 2019 a 2024, apontou que o Piauí registrou 6.172 notificações de sífilis adquirida.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir