Sesapi realizará testagem rápida para sífilis no Piauí
De acordo com a Sesapi, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de casos de sífilis, uma vez que os registros apontam para casos no estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou que realizará até o fim do mês de outubro, testagem rápida para sífilis, HIV e outras ISTs em vários órgãos do Piauí. A ação é feita em alusão à campanha Outubro Verde, que tem como foco o combate à sífilis e sífilis congênita.
De acordo com a Sesapi, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de casos de sífilis, uma vez que os registros apontam para o crescimento de casos no estado, além de fortalecer o tratamento oportuno para a população, ajudando a interromper a cadeia de transmissão e reduzindo casos.
Segundo dados da Sesapi, em 2022, foram registrados 251 novos casos de sífilis em gestantes, ao passo que até outubro de 2023, o estado já registrou 491 novos casos. Os casos de sífilis congênita, quando ocorre a transmissão do vírus da mãe para o bebê durante o parto ou a gestação, também aumentaram. Em 2022, foram 132 notificações e até agora, em 2023, já foram registrados 274 casos.
Os dados apontam a importância de ações informativas sobre a doença para a população, bem como atividades voltadas para a identificação precoce de casos e fortalecimento do acesse da população ao tratamento.
A Sesapi destaca que serão feitos quatro momentos de testagem até o fim do mês, sendo na quinta (26), as equipes da pasta, em parceria com o Ciaspi, realizarão a testagem para HIV, sífilis e outras infecções no pátio da Secretaria Estadual da Administração (Sead), localizada no Centro Administrativo. A ação faz parte das comemorações pelo Dia do Servidor.
A coordenaria da ISTs da Sesapi, Karinna Amorim, afirma que na próxima segunda-feira (30), os testes rápidos serão levados até permissionários e usuários da Nova Ceasa. As equipes de testagem estarão no Banco de Alimentos. Na terça (31), a equipe vai atuar nos testes no Centro Educacional Masculino (CEM).
“O teste rápido é fundamental como estratégia para o enfrentamento da sífilis, uma vez que com o diagnóstico precoce a pessoa pode buscar o tratamento em tempo oportuno, o que confere 100% de cura. A população precisa se conscientizar que a sífilis é uma doença prevenível, tratável e curável”, disse.
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir