Confira os alimentos que garantem mais energia para o Carnaval
Frutas, Carboidratos, vitamina C, líquidos e grãos são grandes aliados para o folião que deseja curtir as festas carnavalescas.
O Carnaval 2023 que começou nessa sexta (17) e vai até terça-feira (21), faz com que foliões de todo o Brasil se preparem para os dias de festa. Com cinco dias de bloquinhos e festas, a ingestão de alimentos que trazem mais energia para o corpo se torna indispensável para o cidadão que não quer perder um dia de folia.
Confira os alimentos que podem ajudar o folião a aguentar a agitação de bloquinhos e outros eventos carnavalescos.
Carboidratos
Carboidratos integrais como cereais, grãos e massas são sempre lembrados pelos nutricionistas como alimentos altamente energéticos, pois possuem glicose, o combustível para a energia do corpo humano.
Antes da folia, é recomendável ingerir grãos como quinua, e amaranto, além dos mais conhecidos, como granola e flocos de aveia. Os alimentos podem ser combinados com sucos, iogurtes e saladas de frutas, e assim se tornam uma ótima sugestão para o café da manhã nos cinco dias de festa.
Já para o almoço, é recomendável comer pratos com arroz ou massas integrais. No horário do lanche, que costuma ser a última refeição do folião antes de partir para a avenida, sanduíches de pão integral são uma boa pedida.
Vitamina C
Os nutricionistas também sugerem que as pessoas que tem planos de aproveitar todo o carnaval consumam frutas fontes de Vitamina C, antes e durante os dias de festa. Manga, mamão, maçã, uva, abacaxi, maracujá, melão, banana, caqui e pêssego, além da vitamina C, possuem potássio, que juntos auxiliam no trabalho muscular, e consequentemente na energia.
Líquidos
É recomendado ingerir de 2 a 3 litros de água ao dia normalmente, mas o festeiro deve seguir a risca a recomendação nos dias de carnaval, combinando ainda com água de coco ou sucos naturais, além da melancia, que hidrata e alimenta o corpo.
Sementes
Conforme especialistas, sementes oleaginosas são fonte de gordura insaturada, que ajuda a fornecer energia para o corpo, e ainda protegem o coração. Para maior sustância, o folião pode preparar um mix de sementes com castanha do pará, castanha de caju, castanha do brasil, além de nozes, avelãs, pistache e amêndoas. Se não se sentir alimentado somente com elas, é recomendável adicionar frutas secas, como uvas-passas, tâmaras e damascos.
Além destes, nutricionistas apontam a geleia real como grande aliada na produção de energia do corpo humano. O alimento, fonte de vitaminas do complexo B, auxilia na transmissão de informações entre os neurônios, o que melhora na disposição física e mental. A geleia pode ser consumida pelo folião no período da manhã, para garantir a disposição ao longo do dia.
O mel puro, consumido com moderação, também pode trazer energia para a pessoa que deseja curtir o carnaval. O alimento pode ser combinado com saladas de frutas, iogurtes, grãos e até açaí.
Alimentos que combatem a ressaca do Carnaval
Mesmo com os cuidados antes e durante as festas carnavalescas, a ressaca pode bater na porta do folião no dia seguinte. Por isso, é importante ter em casa alimentos que podem aliviar dores de cabeça, enjoos e fraqueza, causados pela agitação e bebedeira.
O gengibre, que possui ação antiemética, combate o enjoo, náuseas e vômitos, e pode ser consumido como chá, e até puro. A banana, uma das frutas mais consumidas no Brasil também tem a mesma função, já que é um antiácido natural, além de ser grande fonte potássio e sódio, podendo diminuir o cansaço excessivo e dores musculares.
A água de coco, que pode ser ingerida antes e durante a folia, também pode ajudar no dia seguinte à rotina de festas.
O quiabo é um fruto que divide opiniões no sabor, mesmo sendo fonte de muitas vitaminas. O alimento é fonte de fibra solúvel, que estabiliza os níveis de açúcares no sangue, necessário para o folião que exagerou no álcool.
A abóbora pode auxiliar na eficiência da produção de energia, já que por ser fonte de carboidratos, possui altos teores de magnésio e potássio. A falta desses minerais pode causar fadiga e cãibras.
Com informações do site Jasmine Alimentos
Carnaval
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir