Covid: Sesapi alerta população sobre necessidade de tomar bivalente
O Ministério da Saúde já repassou 429.402 doses ao estado, que estão sendo direcionadas aos municípios
Nessa terça-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) recebeu mais de 73.240 doses da vacina bivalente contra a Covid-19. O Ministério da Saúde já repassou 429.402 doses do imunizante para o estado, que estão sendo direcionados aos 224 municípios.
O governo estadual, na semana passada lançou o programa “Saúde em dia”, que visa principalmente aumentar os índices de vacinação dos piauienses.
A coordenadora de imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, reforça os critérios necessários para ser contemplado com a vacina bivalente e faz apelo para que a população se direcione aos locais de vacinação.
“Para receber a dose de vacina bivalente é necessário que o cidadão já tenha recebido duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19. Deve ser respeitado o intervalo de quatro meses após a última dose de vacina recebida pela pessoa, seja após a conclusão do esquema primário da imunização ou de sua última dose de reforço. Por isso, pedimos para os públicos contemplados que atendam esses critérios que retornem para receber as vacinas, o que nos ajuda a evitar um aumento de casos graves da doença”, pede.
Conforme a Sesapi, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), quem deve procurar os postos de vacinação da sua localidade são: os idosos de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, e os profissionais da área da Saúde. As doses também podem ser aplicadas na população privada de liberdade, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e os trabalhadores do sistema prisional.
A Secretaria pede ainda que a população se imunize contra a influenza. As vacinas estão sendo enviadas pelo Governo Federal, e disponibilizadas nos municípios pela Sesapi. O órgão informa que as cidades que já receberam as doses, podem iniciar o esquema vacinal, não sendo necessário aguardar a 25º campanha nacional de vacinação, nos dias 10 de abril a 31 de maio. Ela visa atingir 90% do seu público alvo.
Os contemplados pela campanha são: crianças de 06 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas. Idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Além de pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, e funcionários do sistema prisional.
Por Kalita Leão
Vacinação
Covid-19
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Programa Nacional de Imunização (PNI)
Vacina bivalente
Influenza
Sesapi conclui obra de reforma da Farmácia do Povo em Parnaíba
A reforma da unidade Parnaíba atende aos critérios da legislação vigente para as boas práticas de armazenamento e dispensação de medicamentos.Hospital Estadual de Esperantina realiza mais de 2 mil cirurgias em 2024
O hospital apresentou um aumento de 28% nas cirurgias eletivas em relação ao ano de 2023Hospital Infantil de Teresina promove ação natalina para crianças internadas
A ação ocorreu nessa quarta-feira (11), e contou com a visita do Papai Noel e da Mamãe NoelSesapi lança cartilha educativa para cuidados com gestantes no Piauí
O lançamento ocorreu nessa terça-feira (10), no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER).Sesapi recomenda funcionamento das UBSs no recesso de fim de ano
O documento foi assinado pelo secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir