Viagora

Febre maculosa: saiba como prevenir a doença transmitida por carrapato

O Brasil registrou 2.059 casos de febre maculosa de janeiro de 2013 a 14 de junho de 2023, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Nessa última semana, a febre maculosa ganhou notóriedade após provocar a morte de quatro pessoas que estiveram em uma fazenda na cidade de Campinas, no interior paulista. Uma doença infecciosa, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia que é transmitida pela picada de carrapato infectado, principalmente pelo carrapato estrela.

Segundo a infectologista Sandra Gomes de Barros, professora do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), tudo começa pela picada de um carrapato que vai transmitir a bactéria para a pessoa. "Ela pode se manifestar desde uma forma leve até formas mais graves, provocando hemorragias e o comprometimento de vários órgãos de nosso sistema", informou.

Para preveni-la, o ideal é evitar estar em locais onde haja exposição desses bichos ou adotar algumas medidas para quando estiver visitando alguma dessas regiões silvestres, de mata, fazendas, trilhas ecológicas ou de vegetação alta. Pois a doença é transmissível de pessoa para pessoa, mas principalmente por meio da picada do carrapato.

De acordo com o Ministério da Saúde, ao visitar uma região de risco, é ideal que a pessoa utilize roupas claras, para ajudar a identificar mais rapidamente o carrapato, que tem uma cor escura. Também é importante usar calças e blusas com mangas compridas e utilizar botas.

Outra indicação é que pessoa utilize repelentes, principalmente os que tenham como princípio ativo DEET, IR3535 e Icaridina. É importante também evitar carrapatos nos animais de estimação.

Ainda segundo o Ministério, ao encontrar carrapatos no corpo, é importante que a remoção seja feita com uma pinça, e não com os dedos. "Não aperte ou esmague o carrapato, mas puxe com cuidado e firmeza. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água. Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença", informa. A procura pelo serviço médico deve ocorrer rapidamente, assim que surgirem os primeiros sintomas da doença, que costumam aparecer entre 2 e 14 dias após a picada pelo carrapato infectado.

O Brasil registrou 2.059 casos de febre maculosa de janeiro de 2013 a 14 de junho de 2023, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Desse total, 1.292 casos foram na Região Sudeste. Desde o início deste ano, 53 casos ocorreram em todo o país, dos quais 30 se concentraram no Sudeste.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Febre Aftosa

Facebook
Veja também