Viagora

Sesapi distribui mais de 103 mil remédios contra tabagismo em 2023

Segundo a Sesapi, o objetivo da ação é diminuir o número de dependentes e mortes provocadas pela nicotina

Neste ano de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em ação com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), distribuiu mais de 103 mil medicamentos contra o tabaco. O objetivo é diminuir o número de dependentes e usuários de nicotina, além de reduzir as mortes causadas pelo fumo.

De acordo com o PNCT, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), também foram realizados a capacitação de 544 profissionais, para atuar no atendimento da população. A superintendente de atenção primária à saúde da Sesapi, Leila Santos, solicita que a comunidade busque os serviços de controle.

“Hoje temos 167 municípios participando do programa dentro do nosso estado, com equipes capacitadas a darem o acompanhamento necessário à população prestando todo o protocolo clínico adequado. Pedimos também para que a população que queira participar dos trabalhos de controle ao tabagismo entre em contato com o seu município e busquem o serviço”, disse.

O Ministério da Saúde autorizou na terça-feira (13) que o PNCT esteja incluso no Sistema Único de Saúde (SUS). Para a coordenadora do programa de combate ao tabagismo na Sesapi, Luciana Sena, a institucionalização fortalece o trabalho de enfrentamento do órgão. A gestora também falou da importaância na adesão dos municípios. 

“Queremos que os municípios continuem com o trabalho de qualidade que já vem sendo feito. Para aqueles que querem entrar nos trabalhos do programa, basta procurar a Sesapi que daremos todas as orientações para que o município participe”, afirma.

Segundo o Governo do Estado, o tabagismo está ligado com doenças como AVC, Câncer, Infarto e Infertilidade. A nicotina é tão periga quanto as drogas, levando apenas de 7 a 19 segundos para chegar no cérebro. Pelo SUS, os usuários podem ter acesso a tratamentos e rebem o acompanhamento médico gratuito.  

Facebook
Veja também