Anvisa autoriza kit para diagnóstico de febre maculosa
De acordo com a Anvisa o kit é o segundo autorizado no Brasil como essa finalidade e utiliza e técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias.
Nesta quarta-feira (5), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo produto para identificação e diagnóstico da febre maculosa.
De acordo com a Anvisa o kit é o segundo autorizado no Brasil como essa finalidade e utiliza e técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela.
A agência determina que o teste deve ser realizado por profissionais da área da saúde com conhecimento especifico em biologia molecular.
A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato-estrela. E não passa diretamente de pessoa para pessoa. Os humanos costumam ser apenas hospedeiros acidentais do carrapato.
O Ministério da Saúde informa que os hospedeiros preferidos da bactéria da febre maculosa são os equídeos, como cavalos, mas pode também parasitar bovinos, animais domésticas e silvestres.
Os sintomas são: febre, dores de cabeça e muscular, mal-estar, náuseas, vômitos, manifestações hemorrágicas e manchas avermelhadas na pele.
Com informações Agência Brasil
Anvisa
Ministério da Saúde
Hospital Estadual de Esperantina realiza mais de mil atendimentos em 2024
De acordo com a Sesapi, o hospital consolidou-se como referência em cirurgias ortopédicas e traumatologia na região.Teresina inicia agendamento para 1ª dose vacina contra dengue nesta segunda
A FMS disponibiliza 7 mil doses no novo lote e orienta população sobre o esquema vacinal e pontos de atendimentoFMS de Teresina faz campanha de conscientização para diagnóstico da Hanseníase
Ações incluem capacitação de agentes de saúde e busca ativa em UBSs para identificar novos casos da doençaSesapi recebe kits de medicamentos para atender vítimas das chuvas de Picos
Itens incluem anti-inflamatório, analgésicos e insumos hospitalares, que também podem ser destinados a outras cidades que estejam passando por estado de calamidade devido às chuvasTransporte Eletivo atendeu mais de 111 mil pacientes no Piauí em 2024
Com frota 23 micro-ônibus adaptados, serviço oferece transporte para pacientes entre municípios e Teresina
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir