Anvisa autoriza kit para diagnóstico de febre maculosa
De acordo com a Anvisa o kit é o segundo autorizado no Brasil como essa finalidade e utiliza e técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias.
Nesta quarta-feira (5), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo produto para identificação e diagnóstico da febre maculosa.
De acordo com a Anvisa o kit é o segundo autorizado no Brasil como essa finalidade e utiliza e técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela.
A agência determina que o teste deve ser realizado por profissionais da área da saúde com conhecimento especifico em biologia molecular.
A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato-estrela. E não passa diretamente de pessoa para pessoa. Os humanos costumam ser apenas hospedeiros acidentais do carrapato.
O Ministério da Saúde informa que os hospedeiros preferidos da bactéria da febre maculosa são os equídeos, como cavalos, mas pode também parasitar bovinos, animais domésticas e silvestres.
Os sintomas são: febre, dores de cabeça e muscular, mal-estar, náuseas, vômitos, manifestações hemorrágicas e manchas avermelhadas na pele.
Com informações Agência Brasil
Anvisa
Ministério da Saúde
-
Sesapi conclui obra de reforma da Farmácia do Povo em Parnaíba
A reforma da unidade Parnaíba atende aos critérios da legislação vigente para as boas práticas de armazenamento e dispensação de medicamentos. -
Hospital Estadual de Esperantina realiza mais de 2 mil cirurgias em 2024
O hospital apresentou um aumento de 28% nas cirurgias eletivas em relação ao ano de 2023 -
Hospital Infantil de Teresina promove ação natalina para crianças internadas
A ação ocorreu nessa quarta-feira (11), e contou com a visita do Papai Noel e da Mamãe Noel -
Sesapi lança cartilha educativa para cuidados com gestantes no Piauí
O lançamento ocorreu nessa terça-feira (10), no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER). -
Sesapi recomenda funcionamento das UBSs no recesso de fim de ano
O documento foi assinado pelo secretário de Saúde, Antônio Luiz Soares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir