Anvisa proíbe suplemento alimentar com melatonina para crianças
A agência reguladora não autoriza o uso, venda e fabricação do suplemento "Soninho Perfeito Melatonina Kids"
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu o uso, fabricação, venda e distribuição do suplemento alimentar “Soninho Perfeito Melatonina Kids”. O órgão regulador ordenou a retirada do produto das prateleiras do Brasil.
De acordo com a Anvisa, a melatonina não pode ser usada para suplemento alimentar de crianças e adolescentes. Além disso, a Agência explica que o hormônio está sem a devida comprovação de segurança exigida.
Em nota divulgada pelo órgão, também é elucidado que o uso da melatonina por gestantes e mulheres que amamentam não é autorizado. A utilização do hormônio só é consentida em suplementos para pessoas maiores de 19 anos, na concentração de 0,21 miligramas diárias.
Alerta
A Anvisa chama a atenção do consumidor para propagandas irregulares do produto, que não possuem qualquer comprovação perante a legislação sanitária brasileira. Segundo a agência, estava sendo veiculado na internet que o medicamento auxiliava no sono e ansiedade, e até na suplementação para transtorno do espectro autista e câncer.
O órgão disponibilizou em seu site um quadro com constituintes autorizados para uso em suplementos alimentares. O consumidor poderá verificar a função deles, o tipo de nutriente, para que faixa de idade é considerado legal, além das restrições.
Ainda no site da agência, estão listados todos os produtos irregulares que foram alvos de fiscalização.
Com informações da Agência Brasil.
Anvisa
Sesapi inicia programação do Novembro Azul com atendimentos
A ação é de conscientização sobre a saúde do homem realizada na Praça da Bandeira nessa sexta (01).Dia do Servidor Público: serviços essenciais de saúde continuam operando em Teresina
Embora o prefeito Dr. Pessoa tenha decretado ponto facultativo, os serviços de saúde são considerados essenciais e não podem ser paralisados.FMS de Teresina promove curso para gestantes na UBS Poti Velho
O curso aborda temas como os sinais e sintomas comuns na gestação, orientações sobre o parto, cuidados pós-parto, nutrição materna, amamentação e cuidados com o recém-nascido.Inscrições para seletivo com 136 vagas para estágio em medicina é prorrogado no Piauí
A bolsa para os estagiários é de R$ 850,00, além de auxílio transporte.Secretaria de Saúde faz alerta sobre aumento dos casos de sífilis no Piauí
O Boletim Epidemiológico da Sífilis, referente ao período de de 2019 a 2024, apontou que o Piauí registrou 6.172 notificações de sífilis adquirida.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir