Covid: FMS divulga que tem leitos suficientes para isolamento de pacientes
A fila de pacientes com COVID-19 à espera de leito no sistema municipal de regulação encontra-se zerada, sem nenhum paciente aguardando vaga.
A Fundação Municipal de Saúde de Teresina informou que a rede hospitalar municipal se encontra organizada para o manejo de casos positivos da Covid, com leitos de internação disponíveis para isolamento de pacientes em todos os hospitais do município.
A fila de pacientes com COVID-19 à espera de leito no sistema municipal de regulação encontra-se zerada, sem nenhum paciente aguardando vaga.
Segundo o diretor de vigilância em saúde Walfrido Salmito, a FMS encontra-se preparada para mudanças na configuração de leitos hospitalares na dependência de sinalização de mudanças no cenário epidemiológico local e da capacidade assistencial.
Ainda segundo a direção, a rede de saúde municipal conta com estoque de segurança de equipamentos de proteção individual (EPI’s) de testes rápidos de antígeno (TRAg) - itens primordiais para a detecção, diagnóstico, monitoramento e manejo de casos suspeitos e confirmados de COVID-19.
Atualmente a capital piauiense disponibiliza a testagem em todas as Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e em todos os hospitais municipais e apenas na primeira semana de 2024 foram realizados 800 testes na cidade.
De acordo com a FMS, a monitora diariamente os indicadores da COVID-19 no município, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde municipal (CIEVS-Teresina). "Esse monitoramento inclui o número de casos suspeitos e confirmados, a demanda por testes diagnósticos e sua positividade (antígeno e RT-PCR), o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a quantidade de pacientes hospitalizados na rede com teste positivo para SARS-CoV-2, a quantidade de pacientes no sistema de regulação de leitos à espera de vaga em leitos destinados à assistência de pacientes com COVID-19. Também é monitorada a taxa de transmissão da doença (R0), a ocorrência de óbitos e as coberturas vacinais atingidas na cidade", diz Walfrido Salmito.
Além disso, Teresina é uma das cidades brasileiras que mais vacinou sua população contra COVID-19 no país. Atualmente a cobertura vacinal do esquema básico contra a doença ultrapassa os 90%. Reiteramos que a dose de vacina bivalente é disponibilizada em todas as unidades básicas de saúde distribuídos pelas zonas urbana e rural da cidade, incluindo um posto de vacinação localizado no Teresina Shopping (edifício garagem - estacionamento G3), que funciona de segunda a sexta, das 10 às 20 horas).
A FMS ressalta que todo o planejamento de funcionamento da rede pública municipal de saúde para atender casos de COVID-19 em Teresina é realizado tendo como base os parâmetros relacionados acima, reavaliados diariamente para ajustes, conforme as necessidades do município.
-
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores. -
Evangelina Rosa promove evento em homenagem ao dia Dia Mundial da Prematuridade
Conforme informações divulgadas pelo Governo do Piauí, a programação foi elaborada para promover reflexão, disseminação de informações e apoio.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir