Sesapi capacita profissionais para prevenção do sarampo
A capacitação das equipes dos hospitais de Teresina para a vigilância epidemiológica e manejo clínico correto dos casos suspeito de sarampo.
Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou que realizou a capacitação das equipes dos hospitais de Teresina para a vigilância epidemiológica e manejo clínico correto dos casos suspeito de sarampo.
Conforme a Sesapi, a iniciativa visa reforçar as ações de prevenção em todo o estado. “Estamos capacitando os profissionais para, se estiverem diante de um caso suspeito desse agravo, saibam a forma mais correta de agir para realizar a vigilância epidemiológica e o manejo clinico desses pacientes”, disse a enfermeira Michelle Cristina Fianco, da coordenação de epidemiologia.
A Sesapi destaca que, o Piauí não possui casos confirmados e nem notificações de pacientes com suspeitas de sarampo. A cobertura vacinal do público alvo no estado com os imunizantes da Tríplice Viral D1 chegou a 92% e a quase 70% com a D2 em 2024.
“Esse trabalho que estamos realizando é para fortalecer a prevenção, pois temos visto fora do Brasil o aumento de casos de sarampo, principalmente nos Estados Unidos, Europa e alguns países da África, inclusive com óbitos causados pela doença”, reforça Michelle Fianco.
Sesapi ainda informa que, ao longo da capacitação um dos assuntos mais abordados foi a identificação dos sinais e sintomas do sarampo que podem ser confundidos com outras doenças, principalmente as arboviroses como dengue e chikungunya, que tem registrado aumento de casos no estado.
“Essa capacitação visou isso, darmos o suporte ao profissional de saúde para que ele conheça os sinais e sintomas dessas patologias, principalmente o sarampo, e que possa, na sua avaliação clínica e anamnese, fazer essa investigação de forma adequada”, concluiu a técnica da Sesapi.
Ministério da Saúde
Organização Mundial da Saúde - OMS
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.Evangelina Rosa promove evento em homenagem ao dia Dia Mundial da Prematuridade
Conforme informações divulgadas pelo Governo do Piauí, a programação foi elaborada para promover reflexão, disseminação de informações e apoio.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir